PF deflagra operação contra compra de votos em Serranópolis
Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e nove de condução coercitiva
Da redação
A Polícia Federal em Goiás deflagrou hoje (24) a Operação Pão e Circo para combater o abuso do poder econômico por meio da captação ilegal de sufrágio no município de Serranópolis, interior do Estado.
De acordo com a Polícia Federal (PF), as investigações apontaram que um grupo doava cestas básicas, combustíveis e pagamentos de contas de água e energia, para 'fidelizar' eleitores, o que caracteriza compra de votos.
Além disso, os agentes também encontraram indícios de uso indevido de CPFs em prestações de contas eleitorais.
Operação
Ao todo estão sendo cumpridas 11 ordens judiciais expedidas pela 18ª Zona Eleitoral de Jataí/GO, sendo dois mandados de prisão preventiva e nove mandados de condução coercitiva.
Os envolvidos foram indiciados pela prática de captação ilegal de sufrágio (compra de votos) e falsidade ideológica eleitoral, previstos nos artigos 299 e 350 da Lei nº 4.737/65 (Código Eleitoral).
O nome da operação faz alusão à política denominada Pão e Circo que foi uma expressão utilizada pelo poeta romano Juvenal em sua “Sátira”, como forma de ilustrar o controle do povo pelos imperadores romanos através do fornecimento do pão e espetáculos.