Polícia Federal deflagra operação para combater fraudes no Enem
O grupo também é apontado como responsável por fraudar o vestibular de medicina em Mineiros, interior do Estado
Da redação
A Polícia Federal (PF), com o auxílio do Ministério Público Federal e do INEP, deflagrou na tarde de hoje (6) a Operação Embuste, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar processos seletivos para ingresso no ensino superior.
De acordo com a PF, 28 mandados judiciais estão sendo cumpridos, sendo quatro de prisão temporária, quatro de condução coercitiva, 15 de busca e apreensão e cinco mandados de sequestro de bens, em Minas Gerais.
Vestibular
Os suspeitos de envolvimento nas ações criminosas são apontados como os responsáveis por fraudar dois processos seletivos, os vestibulares para o curso de medicina realizados na cidade de Mineiros (GO), entre 15 e 16 de outubro deste ano, e em Vitória da Conquista (BA), nos dias 22 e 23 do mesmo mês.
Enem
As investigações da polícia apontaram que o próximo passo do grupo criminoso seria fraudar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016), permitindo compra de vagas, especialmente para o curso de medicina.
A PF conseguiu identificar o repasse de gabaritos, com o auxílio de uma central telefônica via celular, para candidatos que realizam a prova em diversas partes do país.
Os presos poderão responder por crimes contra a fé pública, o patrimônio, a paz pública, dentre outros delitos. Se condenados, as penas máximas aplicadas aos crimes ultrapassam 20 anos.
Foto: reprodução