O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 11 de janeiro de 2025
Agricultura

Goiânia sedia maior evento do setor de tomate industrial da América Latina

Situação econômica do país, impacto no consumo de alimentos e novos caminhos para agroindústria serão destaques do 8º Congresso Brasileiro de Tomate Industrial

Postado em 7 de novembro de 2016 por Redação
Goiânia sedia maior evento do setor de tomate industrial da América Latina
Situação econômica do país

Da redação

Entre os dias 23 e 24 de novembro, Goiânia recebe a 8ª edição do Congresso Brasileiro de Tomate Industrial (8º CBTI). Com temáticas voltadas para a atual situação econômica do Brasil, o evento discutirá, entre outros assuntos, a viabilidade financeira da produção do tomate para indústria; o impacto dos insumos na cadeia produtiva; técnicas para melhor aproveitamento da água e os reflexos da crise no consumo de alimentos por parte das famílias brasileiras. 

A programação do 8º CBTI, que acontecerá no Centro de Convenções, tem na pauta a realização de palestras, mesas redondas, apresentações de trabalhos científicos e atualizações técnicas para especialistas. As atividades do evento foram preparadas para contemplar pesquisas recentes sobre o cultivo do tomate industrial, tendências de mercado e inovações relacionadas à cadeia produtiva. Cerca de 400 congressistas  são esperados durante os dois dias do Congresso – considerado o maior do segmento na América Latina. 

Destaque na programação do 8º CBTI, Tiago Fischer, professor doutor em estratégia e marketing pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), ministrará palestra sobre o impacto da crise econômica brasileira no setor de alimentos. Fischer dará um panorama sobre a situação da cadeia no país, destacando algumas das estratégias adotadas pelas empresas neste momento de recessão. 

O 8º CBTI também apresentará o cenário de produção e processamento do tomate industrial em Goiás e no Brasil. Rafael Sant’ana (Cargill), Larissa Pagliuca (Cepea) e Vlamir Breternitz (Atlântica Foods) abordarão durante a palestra “Panorama Global e local do setor de tomate para a indústria” os números relacionados ao consumo, importação e exportação da polpa do fruto no país, que em 2016 tem previsão de uma safra em torno de 1,3 milhão de toneladas. 

Água

Focada nas questões ambientais, a programação do 8º CBTI preparou uma discussão sobre o impacto da água no custo de produção e processamento do tomate para indústria. Uma mesa redonda com a presença de representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) debaterá a cobrança de água para a cadeia e a eficiência do pivô central na irrigação das lavouras. 

Uma das preocupações do setor tem a ver com a escassez de água. De acordo com a Associação Brasileira da Cadeia Produtiva do Tomate para Processamento (Abratop), a insuficiência pode comprometer futuras safras no Estado. A escassez de água é uma das explicações para a redução da produtividade do fruto em Goiás, que em 2016 será de 87 toneladas por hectare –  queda de pouco mais de 2% em relação a 2015. 

Feira

Paralela aos debates, mesas redondas e exposições científicas do 8º CBTI, acontece a Feira de Produtos e Negócios 2016. Grandes fornecedores de insumos, máquinas e equipamentos apresentarão novidades e tendências aos empresários, técnicos e pesquisadores envolvidos na cadeia de cultivo e processamento do tomate industrial. A Feira representa, em todas as edições do Congresso, grandes oportunidades de negócios para o setor.

De acordo com o presidente da Abratop, Antonio Carlos Tadiotti, o 8º CBTI é uma chance para reunir profissionais que desejam se atualizar sobre um mercado cada vez mais desafiador. “Uma crise econômica está passando pelo nosso Brasil e isso não se limita somente a alguns setores do tomate. Na verdade, a crise faz com que haja uma reação em cadeia, desde a lavoura até o consumidor final. Para driblar esse momento é necessário engajamento entre os envolvidos no cultivo e no processamento do fruto. A 8ª edição do CBTI vai nos mostrar parâmetros do alcance dessa retração nos negócios e discutir ações para atenuar o problema. É de fundamental importância que todos os agentes da cadeia estejam juntos nesse evento de proporções nacionais, levando em conta que o Brasil tem grande relevância no cenário mundial neste segmento”, explica.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também