‘Olhares do Centro-Oeste’ chega ao Peru
Fotógrafos brasileiros expõem em Lima, no Peru, obras que retratam o Centro-Oeste brasileiro
Elisama Ximenes
Como possível definição para fotografia pode-se dizer que é um olhar sobre determinado aspecto da vida, filtrado por uma lente que tem zoom e foco. Partindo desse princípio, os fotógrafos Etelvina Reis, Vinícius Luz, Nelson Santos, Rogers Cintra, Viviane Louise e Zuhair Mohamad levam a exposição Olhares do Centro-Oeste do Brasil para o Peru. A mostra chegou ao vizinho latino-americano na última quarta-feira (2) e permanece até o próximo dia 2 de dezembro. As obras foram produzidas entre 2000 e 2015, e os expositores foram selecionados conforme sua área de atuação para que fosse preservada a diversidade de olhares.
Dessa maneira, na junção dos seis fotógrafos, serão expostas obras que contemplam fotografia documental, festas populares, fotografia ambiental, publicidade, cinema e fotojornalismo. A curadoria foi feita pelo diretor do Museu de Arte de Goiânia (MAG), Antônio da Matta; a produção é de Malu Cunha, e a coordenação é de Vinicius Luz, que também é um dos expositores. O projeto conta com o patrocínio da Lei Goyazes. O objetivo da exposição é divulgar a fotografia brasileira além de suas fronteiras de forma a aproximá-las e enriquecê-las nas semelhanças e nas diferenças.
Na área documental, a fotógrafa, professora e pesquisadora Etelvina Reis realiza um trabalho que aproveita a espontaneidade e oportunidade do momento. Assim, ela capta um registro do tempo e do espaço em valorização ao instante. Mais que uma captação do momento, a fotografia de Etelvina tem narrativa e busca retratar as subjetividades. Jornalista e designer gráfico, Vinicius Luz trabalha com a festividade popular em suas fotografias. Sua grande motivação pelo registro da fé é a tradição voluntária das comunidades nas festas e tradições populares, a religiosidade, o desapego pessoal e o sentimento de coletividade. Seu objetivo é transformar a imagem parada em um registro de memória.
O Cerrado e suas transformações – algumas causadas pela intervenção humana – é o objeto de trabalho de Nelson Santos. Assim, ele expõe ao mundo a natureza de lugares pouco conhecidos. Com isso, suas obras têm uma função militante para a preservação ambiental. Como fotógrafo ambientalista, registrou importantes eventos históricos ocorridos em Goiânia, dentre eles, o Césio 137, em 1987 – considerado o maior acidente radiológico do mundo. Já o fotógrafo Rogers Cintra alia a imagem criativa às imagens publicitárias em seus trabalhos.
Como diretora de fotografia e cineasta, Viviane Louise dedica-se ao registro fotográfico da cidade com temáticas variadas. Com um olhar despretensioso, ela encontra plasticidade em texturas metálicas, nas folhas das árvores, e na composição da luz, que desenham seus reflexos nas janelas, cerâmicas e parabrisas. Conhecido por ser um dos expoentes do fotojornalismo, Zuhair Mohamad registrou alguns dos principais momentos históricos do Centro-Oeste. Como fotojornalista seu objetivo com a câmera na mão é de contar uma história real com a força de uma imagem.
SERVIÇO
Mostra ‘Olhares do Centro-Oeste do Brasil’
Quando: Até 2 de dezembro de 2016
Onde: Centro Cultural Brasil/Peru (CCBP) – Lima (Peru)