Perfeito Fortuna é o convidado de Aderbal Freire-Filho no ‘Arte do Artista’
Natural de Portugal, mas com coração brasileiro, o convidado traça um panorama sobre a sua carreira
Da redação
O apresentador Aderbal Freire-Filho recebe o ator e produtor Perfeito Fortuna no programa Arte do Artista desta segunda (7), às 21h30, na TV Brasil, para uma entrevista sobre cultura. Natural de Portugal, mas com coração brasileiro, o convidado traça um panorama sobre a sua carreira e recorda, dentre outros episódios da trajetória, a primeira peça de teatro que atuou.
No decorrer do papo, Perfeito Fortuna também resgata a época em que participava do grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone, período em que fundou o Circo Voador do Rio de Janeiro. “Com Trate-me Leão foi a primeira vez que o teatro virou pop”, comenta referindo-se à repercussão do espetáculo, uma criação coletiva do Asdrubal, que levou nove meses de desenvolvimento e fez sucesso em 1977.
O artista ainda fala sobre a parceria com Hamilton Vaz Pereira, Regina Casé e Luiz Fernando Guimarães, Evandro Mesquita e Patrícia Travassos para realizar cursos no Parque Lage. “Lembro que pensei: ‘Eu não sei dar aula, só sei ser’”, conta. “Ali comecei a montar uma peça, um espetáculo para um mês. A minha turma tinha nomes como Bebel Gilberto e Cazuza. As improvisações eram muito loucas e me apaixonei por essa turma. Ela tinha uns 17 anos e ele ainda estava definindo o que queria fazer, teatro ou rock”.
Perfeito Fortuna revela que a partir daquelas experiências surgiu a ideia do Circo Voador. “Era difícil naquela época um espaço para apresentar teatro. A gente ficava até a meia-noite no Opinião… Todo o artista tem o sonho de ter um cirquinho e viajar pelo País. Pensei: ‘Vamos realizar esse sonho e fazer dessa maneira’”, comenta sobre a iniciativa que foi montada com andaimes.
SERVIÇO
‘Arte do Artista’ – segunda-feira (7), às 21h30, e de segunda para terça, às 3h15, na TV Brasil