O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quarta-feira, 28 de agosto de 2024
Estilo

Conheça as góticas do século 21

Influências desta tribo urbana estão sendo incorporadas às principais tendências do momento

Postado em 12 de novembro de 2016 por Redação
Conheça as góticas do século 21
Influências desta tribo urbana estão sendo incorporadas às principais tendências do momento

Natália Moura

Já faz algum tempo que o estilo gótico vem sendo incorporado a roupas e acessórios do momento. Inclusive, nos últimos anos, ele chegou a lançar tendências nas passarelas. Popular principalmente entre os jovens, não há nada com mais atitude do que um acessório trevoso. É claro que a moda gótica não se restringe apenas a acessórios e roupas, ela também é vista em cabelos com cortes e cores diferentes e em tatuagens. Algumas referências de estilo gótico atualmente são a cantora neozelandesa Lorde e a clássica personagem Morticia, da série A Família Adams. 

O gótico surgiu entre os séculos 11 e 12, na arquitetura, e manifestou suas principais características por meio de grandes catedrais construídas por toda a Europa. Muitos anos depois, no início dos anos 80, surgiu a subcultura gótica, que dialogava diretamente ao gênero musical rock. Nos anos 90, ele voltou a aparecer influenciado pelo estilo grunge, muito associado à banda Nirvana. Nos dias atuais, as pessoas continuam seguindo algumas tendências do estilo gótico, que vem sendo incorporado a outras influências. 

Com a internet, principalmente com a rede social Tumblr, as referências da subcultura gótica passaram a englobar elementos do estilo minimalista e até mesmo do vestuário asiático (advindo principalmente do visual kei). Hoje, é possível usar peças góticas para compor todos os tipos de looks, inclusive os mais chiques. Junto a essa mistura de ideias e referências, surgiu uma tendência que ficou muito famosa mundo afora: o gótico suave, também chamado de pastel goth.

O gótico suave é uma versão mais ‘leve’ do gótico tradicional. Essa tendência atual tem muito mais a ver com a própria moda do que com influências musicais. O estilo mantém a origem sombria, mas incorpora em si peças mais românticas e, sem dúvida, mais adaptáveis para climas quentes. A professora de dança do ventre e estudante de Direito Sara Macêdo Kali é adepta de peças góticas há dois anos. Segundo ela, o estilo “veio mais como uma externalização do que ela já era”. 

A fotógrafa e ilustradora Clara Linhares conta que simplesmente se identifica com o estilo. Para ela, a tendência gótica não existe mais como antigamente. “Não é mais tão característico como nos anos 90, por exemplo”, afirma. No gótico suave, o preto continua forte, assim como os jeans rasgados e os calçados e acessórios pesados. Porém é permitinda a alternância de peças mais claras e iluminadas no look e na maquiagem. Além das peças românticas, o boho foi mesclado ao visual. 

As peças tendência 2016 para compor um look gótico suave são os chapéus estilo fedora pretos ou com cores mais fechadas e escuras, as famosas gargantilhas chokers, os acessórios e calçados metalizados e pesados e peças com renda preta, caveiras e couro preto. Na cabeça, os cabelos coloridos feitos com tintas fantasia (rosa, roxo, azul, verde) e as baby bangs (franja curta que fica um dedo acima da linha da sobrancelha) são as maiores influências. Na maquiagem, os batons escuros dominam: roxo, azul, preto e vinho e claro – olhos esfumados e bem marcados. Outra peça que compõem muito bem os looks góticos são as meias: meia-calça, três quartos, sete oitavos e as clássicas meias arrastão. 

Veja também