Conheça as góticas do século 21
Influências desta tribo urbana estão sendo incorporadas às principais tendências do momento
Natália Moura
Já faz algum tempo que o estilo gótico vem sendo incorporado a roupas e acessórios do momento. Inclusive, nos últimos anos, ele chegou a lançar tendências nas passarelas. Popular principalmente entre os jovens, não há nada com mais atitude do que um acessório trevoso. É claro que a moda gótica não se restringe apenas a acessórios e roupas, ela também é vista em cabelos com cortes e cores diferentes e em tatuagens. Algumas referências de estilo gótico atualmente são a cantora neozelandesa Lorde e a clássica personagem Morticia, da série A Família Adams.
O gótico surgiu entre os séculos 11 e 12, na arquitetura, e manifestou suas principais características por meio de grandes catedrais construídas por toda a Europa. Muitos anos depois, no início dos anos 80, surgiu a subcultura gótica, que dialogava diretamente ao gênero musical rock. Nos anos 90, ele voltou a aparecer influenciado pelo estilo grunge, muito associado à banda Nirvana. Nos dias atuais, as pessoas continuam seguindo algumas tendências do estilo gótico, que vem sendo incorporado a outras influências.
Com a internet, principalmente com a rede social Tumblr, as referências da subcultura gótica passaram a englobar elementos do estilo minimalista e até mesmo do vestuário asiático (advindo principalmente do visual kei). Hoje, é possível usar peças góticas para compor todos os tipos de looks, inclusive os mais chiques. Junto a essa mistura de ideias e referências, surgiu uma tendência que ficou muito famosa mundo afora: o gótico suave, também chamado de pastel goth.
O gótico suave é uma versão mais ‘leve’ do gótico tradicional. Essa tendência atual tem muito mais a ver com a própria moda do que com influências musicais. O estilo mantém a origem sombria, mas incorpora em si peças mais românticas e, sem dúvida, mais adaptáveis para climas quentes. A professora de dança do ventre e estudante de Direito Sara Macêdo Kali é adepta de peças góticas há dois anos. Segundo ela, o estilo “veio mais como uma externalização do que ela já era”.
A fotógrafa e ilustradora Clara Linhares conta que simplesmente se identifica com o estilo. Para ela, a tendência gótica não existe mais como antigamente. “Não é mais tão característico como nos anos 90, por exemplo”, afirma. No gótico suave, o preto continua forte, assim como os jeans rasgados e os calçados e acessórios pesados. Porém é permitinda a alternância de peças mais claras e iluminadas no look e na maquiagem. Além das peças românticas, o boho foi mesclado ao visual.
As peças tendência 2016 para compor um look gótico suave são os chapéus estilo fedora pretos ou com cores mais fechadas e escuras, as famosas gargantilhas chokers, os acessórios e calçados metalizados e pesados e peças com renda preta, caveiras e couro preto. Na cabeça, os cabelos coloridos feitos com tintas fantasia (rosa, roxo, azul, verde) e as baby bangs (franja curta que fica um dedo acima da linha da sobrancelha) são as maiores influências. Na maquiagem, os batons escuros dominam: roxo, azul, preto e vinho e claro – olhos esfumados e bem marcados. Outra peça que compõem muito bem os looks góticos são as meias: meia-calça, três quartos, sete oitavos e as clássicas meias arrastão.