Empresas investem em lazer para aumentar produtividade de funcionários
Empresas apostam nas alternativas de entretenimento e descontração
Muito além de refeitório e celebração de datas comemorativas, as indústrias goianas apostam em diversas alternativas de lazer e entretenimento dentro dos muros da empresa. O objetivo é ter um colaborador mais relaxado, com mais saúde, qualidade de vida e, claro, mais produtivo. Ao contrário do que se esperava, a crise econômica não aumentou os cortes de investimento nesta área, mas muitos empresários trocaram serviços mais extravagantes, por outros mais simples.
O gerente de Saúde e Segurança Serviço Social da Indústria (Sesi) Goiás, Bruno Godinho, explica que as medidas recreativas são tendência principalmente entre as grandes empresas, porque é comprovado o aumento da produtividade entre os colaboradores de instituições que promovem este tipo de atividade. “Essa quebra de atenção é importante na indústria, pois o trabalhador fica concentrado em uma atividade, muitas vezes repetitiva, por muitas horas. Quando ele sai daquela posição para um ambiente de tranquilidade e diversão, ele volta com a concentração de início”, afirma Godinho.
Com a crise econômica, Godinho explica que as empresas têm continuado o investimento porque perceberam a necessidade de manter os colaboradores calmos e focados na possibilidade de dias melhores. “Os empresários sabem que os trabalhadores estão passando por diversas pressões, a mais evidente é o medo do desemprego. Investir na qualidade do ambiente de trabalho é muito importante para a saúde destas pessoas”, lembra o gerente.
Entre as empresas que são assistidas pelos serviços prestados pelo Sesi, Godinho afirma que muitas cortaram custos como plano de saúde integral e festas de fim de ano e contrataram outros benefícios mais baratos para compensar, em sua maioria atividades que promovem descanso e diversão entre os colaboradores. Ele cita o caso de uma empresa que deixou de realizar uma tradicional corrida, por ser um evento muito caro. Em contrapartida, passou a realizar um pequeno campeonato esportivo entre os colaboradores.
Godinho lembra que atividades deste tipo promovem o relacionamento entre os colegas e facilita a comunicação entre os diferentes setores de uma grande empresa. Além disso, reduz o custo com saúde e os colaboradores faltam menos. “Os trabalhadores ainda são incentivados a terem hábitos mais saudáveis e levam isso para suas casas. Ou seja, interfere indiretamente em toda a família. É um investimento fantástico”, diz o gerente.
Diferencial
Na filial goiana da SEW Eurodrive Brasil, coordenada por Marcelo Gomes, as atividades de descontração promovidas entre os colaboradores são regra desde a implantação da instituição em Goiás, há 10 anos. Gomes comemora que em todo o tempo de funcionamento, nenhum trabalhador pediu demissão. “É uma marca que nos deixa muito felizes. Brincamos que, se mantermos os mesmos indicadores até 2020, seremos a filial da SEW mais feliz do Brasil”, afirma.
A empresa é filial de uma multinacional alemã fabricante de produtos industriais. Os empregados trabalham na oficina de assistência técnica ou na venda de peças. Por meio de parceria firmada com o Sesi, todos os dias os colaboradores podem usufruir de ginástica laboral e, uma vez por mês, profissionais vão ao local para fazer mensagens. Além disso, uma das atividades mais esperada é o tradicional jogo de vôlei que acontece em um espaço da empresa todas as sextas-feiras pela manhã. Os colaboradores também têm um sistema de música em todas as salas.
Marcos Vinicius da Silva, 27, trabalha na parte administrativa da empresa desde 2008 e afirma que o ambiente é o melhor que já teve em um emprego. “Temos uma liberdade muito grande. É muito bom, tem tranquilidade”, avalia o colaborador.