Hoje é dia de Grammy Latino
O evento será na T-Mobile Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos
Natália Moura
Ocorre, hoje (17), a principal cerimônia de premiação da música latina, o Latin Grammy Awards. O evento será na T-Mobile Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos, às 23h (horário brasileiro de verão). O show terá performances de grandes artistas como Laura Pausini, Carlos Vives (sem Shakira), J Balvin, Fonseca e Jesse y Joy.
Nesta edição, estão concorrendo duas atrações goianas: o cantor sertanejo Leonardo e a banda de rock Boogarins. Leornado concorre na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja, por seu álbum Bar do Léo, e está competindo com os mineiros Paula Fernandes (Amanhecer) e Lucas Lucco (Adivinha), o paranaense Michel Teló (Baile do Teló) e o paulista João Victor (Sóis). Outros brasileiros, como Elza Soares, Djavan e Tiago Iorc, também irão concorrer ao gramofone.
A novidade fica por conta da indicação do Boogarins. Pela primeira vez, a banda goiana de rock concorre à premiação, na categoria Melhor Álbum de Rock Brasileiro, por Manual. Formada no ano de 2012 em Goiânia pelo cantor e guitarrista Fernando ‘Dinho’ Almeida e o guitarrista Benke Ferraz, a banda começou como uma dupla e, depois, virou quarteto com a entrada do baterista Hans Castro – em 2014, Ynaiã Benthroldo assumiu o lugar – e o contrabaxista Raphael Vaz.
A banda é conhecida por ser psicodélica. Depois do lançamento do seu EP As Plantas Que Curam em Casa, os goianos chamaram atenção da gravadora estadunidense Other Music que assinou com o quarteto. O primeiro álbum, As Plantas Que Curam, saiu em 2013. Após o lançamento do disco, a banda fez mais de 70 shows na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina. Em 2015, o Boogarins foi uma das atrações do festival Lollapalooza, em São Paulo.
Infelizmente, nenhuma emissora de televisão brasileira (aberta e fechada) irá transmitir a cerimônia de entrega dos gramofones. Quem quiser acompanhar a cerimônia poderá assistir à transmissão que a Academia de Gravação Latina irá fazer on-line.