Seleção está perto da vaga
Vitória de 2 a 0 do Brasil sobre o Peru deixa equipe do técnico Tite perto da classificação para a Copa de Mundo de 2018. Jogadores comemoram resgate do futebol nacional com a sequência de seis triunfos seguidos
Edivaldo Barbosa
Depois que o técnico Tite assumiu o comando, a seleção brasileira não sabe o que é derrota. Com o triunfo de 2 a 0 sobre o Peru, na madrugada da última quarta-feira, em Lima, o Brasil já contabiliza seis vitórias seguidas nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. “Estamos resgatando o orgulho no nosso torcedor", disse o zagueiro Miranda, após a vitória na capital peruana.
O defensor enalteceu a melhora do futebol da seleção brasileira, que não se encontrava quando Dunga era o técnico. Miranda destacou que Tite soube compor as peças, já que o Brasil possui jogadores de qualidade e uma comissão técnica competente. “Nós, jogadores, estamos sabendo colher os frutos desse trabalho”, disse, se referindo o projeto implantado pelo treinador e assimilado pelos jogadores.
Líder das Eliminatórias com 27 pontos – quatro a mais que o vice-líder Uruguai –, o Brasil está bem próximo de garantir vaga na Copa do Mundo da Rússia. Com mais uma vitória e uma combinação de resultados, a seleção já pode garantir o passaporte ao Mundial na próxima rodada, que será disputada no dia 19 de março, quando irá enfrentar o Uruguai, em Montevideu – no dia 27 do mesmo mês, jogará em casa contra o Paraguai.
Miranda comentou a recuperação do Brasil na tabela de classificação. “Temos uma pontuação significativa para a classificação”, disse o defensor. “A gente projeta jogo a jogo, buscando vitória em todos os jogos, fazendo o nosso melhor. Esperamos classificar o quanto antes”, destacou, acreditando que, com mais uma vitória, a seleção estará na Copa de 2018.
“Na matemática falta um, mas na nossa ambição a gente quer acabar em primeiro. Somos muito ambiciosos”, afirmou o lateral Daniel Alves. “Mas claro que estamos pensando muito na classificação. Nosso principal objetivo é estar no Mundial de 2018”, afirmou. Já o goleiro Alisson também acredita que classificação está bem encaminhada.”A gente está perto, com certeza. Estamos num bom caminho, com bom futebol”, pontuou.
Chance
Segundo o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, com a vitória sobre o Peru – gols de Gabriel Jesus e Renato Augusto –, o Brasil tem 99% de chance de classificação à Copa do Mundo de 2018. Conforme Tristão, a vitória por 2 a 0 deixou a seleção bem próxima da vaga. “É só uma questão de tempo para o Brasil se classificar. Inicialmente, para garantir a vaga, é necessário chegar a 30 pontos”, disse.
Gabriel Jesus, com o gol em Lima, chegou ao quinto em seis jogos com a camisa do Brasil nas Eliminatórias. Com o gol, Gabriel Jesus deixou Neymar para trás e igualou a marca de Ronaldinho Gaúcho em jogos das Eliminatórias, com cinco gols, assim como Nilmar.