Os benefícios da maçã
A terceira fruta mais consumida no mundo contém elementos que ajudam na saúde e na hora da dieta
A concentração de fibras e vitaminas B, C e E faz da maçã uma importante aliada na prevenção de doenças. Pensando nisso, o Essência listou uma série de benefícios da fruta. A maçã é rica em pectina, uma fibra que ajuda no controle da glicemia, por isso é uma forte aliada no tratamento do diabetes, mal que atinge mais de 9 milhões de brasileiros segundo o Ministério da Saúde. Há alguns anos, pesquisadores da University of Florida (EUA) constataram que a fibra pectina também auxilia na redução do mau colesterol, ao formar uma fibra na parede intestinal, impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras.
Outra grave doença que atinge 16 milhões de pessoas ao redor do mundo é o acidente vascular cerebral (AVC). Já foi comprovado que frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um AVC. Esta é a conclusão de um estudo feito pela University of Wageningen (Holanda) em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, com idades entre 20 e 65 anos. Quem tem problemas respiratórios também encontra na fruta um importante componente: os antioxidantes. Uma pesquisa feita pela University of Nottingham (Inglaterra) mostrou que as pessoas que comem cinco maçãs ou mais, por semana, têm menos problemas respiratórios.
Doenças estomacais, prevenção de cárie dentária, prevenção de doenças cerebrais, câncer e envelhecimento são outros maus combatidos pelo consumo da fruta. Além disso, para quem está de dieta a maçã é uma forte aliada, já que suas fibras provocam a saciedade e têm o poder de reduzir a vontade de comer doces e chocolates. As vitaminas são o ponto forte da fruta. Por conter vitaminas B1, B2, B3, a maçã auxilia no controle do crescimento, ajuda a evitar problemas de pele, evita a queda de cabelo e regula o organismo. Com todos esses benefícios, não poderíamos deixar de dar dicas de receitas incríveis, fits e que levam maçã, é claro.