O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quarta-feira, 28 de agosto de 2024
Interdição

Restaurantes são interditados pela Vigilância comercializando produtos vencidos

Churrascaria Favo de Mel e restaurante Peixinho Bar armazenavam alimentos impróprios para consumo, vencidos, além de muita sujeira

Postado em 26 de novembro de 2016 por Toni Nascimento
Restaurantes são interditados pela Vigilância comercializando produtos vencidos
Churrascaria Favo de Mel e restaurante Peixinho Bar armazenavam alimentos impróprios para consumo

Caio Marx

A Vigilância Sanitária interditou nesta sexta-feira (25) dois restaurantes de alto padrão por tempo indeterminado. A churrascaria Favo de Mel, pertencente ao cantor Marrone, no Setor Sul, e o Peixinho Bar e Restaurante, no Setor Marista, em Goiânia. Segundo a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon), apenas em novembro foram encontradas irregularidades em vários restaurantes de alto padrão de Goiânia, demonstrando um desrespeito ao consumidor.

Na Churrascaria Favo de Mel, a Vigilância realizou fiscalização de rotina durante dois dias e foram apreendidos mais de 100 quilos de produtos impróprios para o consumo e vencidos, além de sequer ter alvará de funcionamento desde sua inauguração. A churrascaria também foi autuada por falta de circulação de ar e mau condicionamento do lixo. Problemas foram detectados também na área de manipulação da cozinha.

Já no Peixinho Bar e Restaurante, os fiscais encontraram 96 kg de produtos impróprios para consumo e muita sujeira. Além disso, havia irregularidades que já haviam sido notificadas pelo órgão, porém, providências não foram tomadas e a Vigilância Sanitária teve que realizar interdição do estabelecimento.

Em entrevista ao O Hoje, o delegado titular da Decon, Webert Leonardo Santos, afirma que as ações de fiscalização são realizadas há dois anos e ressalta que devem ser constante, pois em cada etapa da operação são encontradas infrações em vários estabelecimentos do ramo alimentício em Goiás. “Diariamente, a Decon recebe denuncias anônimas dos consumidores que detectam ações ilícitas, como ambiente inadequado e produtos que aparentam más condições para consumo. Estamos agindo em conjunto com os órgãos parceiros como Vigilância Sanitária e Procon Goiás para realizar fiscalizações em todos os restaurantes, supermercados, bares e churrascarias doestado”, afirma o delegado.

No dia 3 desse mês, o Alba’s Restaurante e Choperia, localizado na Avenida T-4, no Setor Serrinha, também foi interditado pela Vigilância Sanitária. Foram encontradas diversas infrações como produtos fora do prazo de validade, locais de armazenamento inapropriados, além de baratas e mosquitos. A pizzaria Villa di La Pizza também foi interditada pela Decon e Vigilância Sanitária após denúncias realizadas sobre alimentos com gosto ruim, falta de água nos banheiros e ambientes sujos.

Os proprietários da churrascaria Favo de Mel, foram notificados e devem atender todas as recomendações para que as portas possam ser reabertas. O restaurante tem até 180 dias para apresentar um projeto arquitetônico à Vigilância Sanitária e com isso ser dado sequência ao pedido de alvará de funcionamento. Se o projeto arquitetônico for aprovado pelo órgão e a churrascaria corrigir as irregularidades poderá voltar a funcionar.

A Equipe do O Hoje entrou em contato com a Vigilância Sanitária na tarde de ontem (25), mas não obteve informações. De acordo com o órgão, somente a Coordenadora de Fiscalização de alimentos da Vigilância Sanitária poderia prestar os esclarecimentos, mas o expediente dela já havia terminado. 

Leia mais: Churrascaria do Marrone não utilizava alimentos vencidos, defende assessoria  

Veja também