O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 25 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Prova

Mais da metade dos estudantes consultou o local da segunda aplicação do Enem

Segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 neste final de semana

Postado em 28 de novembro de 2016 por Redação
Mais da metade dos estudantes consultou o local da segunda aplicação do Enem
Segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 neste final de semana

Mais da metade dos 277.624 inscritos que farão a segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 neste final de semana já acessaram o local de prova. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 53% dos candidatos consultaram o Cartão de Confirmação. 

O cartão traz informações como número de inscrição, data, local e horário de realização das provas, opção de língua estrangeira, necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver) e indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso). A apresentação do cartão nos dias de prova não é obrigatória.

A recomendação é que os estudantes conheçam antes o local da prova para evitar atrasos no dia do exame.

Segunda aplicação 

O Enem foi aplicado nos dias 5 e 6 de novembro para 5,8 milhões de candidatos. Devido a ocupações de escolas, universidades e institutos federais, o Ministério da Educação adiou o exame para um grupo de estudantes que fariam a prova em 405 locais de diferentes estados. Segundo o Inep, esses 273.521estudantes receberam um aviso do Inep por mensagem no celular e e-mail. 

A ocupação de escolas ocorre em diversos estados, em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que limita os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos, e a reforma do ensino médio,

Os locais de prova foram todos alterados. Segundo o instituto, os novos locais têm o padrão necessário para a aplicação das provas e não correm risco de ocupação até a realização do exame.

Outros 4.103 estudantes terão a oportunidade de fazer a segunda aplicação por causa de outras contingências, a maioria em função da interrupção do fornecimento de energia no local de prova.

O exame

As provas serão diferentes daquelas aplicadas no início do mês, mas manterão o mesmo nível de dificuldade, o que, de acordo com o Inep, garantirá a isonomia entre os candidatos. O resultado do Enem será divulgado para todos os participantes no dia 19 de janeiro.

O esquema da segunda aplicação da prova será semelhante ao da primeira. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30.

No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para responder a 90 questões das áreas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia serão cinco horas e 30 minutos para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também