Cinzas de Fidel Castro voltam ao ‘berço da revolução’ em cerimônia privada
LÃder da revolução cubana foi enterrado na manhã deste domingo (4) no cemitério de Santa Efigenia, em Santiago de Cuba.
O lÃder da revolução cubana foi enterrado na manhã deste domingo (4) no cemitério de Santa Efigenia, em Santiago de Cuba. As ruas da cidade foram bloqueadas e a população aguardou a passagem da urna funerária ao longo de 3 km desde a Praça da Revolução, onde as cinzas passaram a noite.
A urna de cedro coberta com uma bandeira cubana saiu de Havana na última quarta-feira (30) e passou três dias por estradas repletas de pessoas que homenageavam Fidel, em um percurso de quase mil quilômetros.
Há vários dias, o cemitério de Santiago, considerada o “berço da revolução”, permanece fechado para que sejam realizados os últimos preparativos. A segurança na área próxima ao local do enterro do ex-lÃder foi reforçada pela polÃcia, que não permite a aproximação da população nem o registro de imagens.
O trajeto das cinzas pela ilha incluiu os municÃpios de Matanzas, Cienfuegos e Sancti Spiritus, por exemplo, que foram visitados por Fidel e seu exército rebelde em janeiro de 1959, enquanto eles iam para Havana na famosa “Caravana da Liberdade”, percurso feito pelo ex-presidente depois de ter ganho a guerra contra Fulgencio Batista. O cortejo da urna de Fidel refaz, após 57 anos, os passos dessa caravana. (Foto: EPA/Agência Lusa/Ernesto Martrascusa)