Campeão, Palmeiras fará homenagem à Chape
Alviverde usará a mensagem #ForçaChape na camisa em partida deste domingo, contra o Vitória-BA
Edivaldo Barbosa
Campeão antecipado do Brasileiro da Série A, o Palmeiras se despede da temporada 2016 com homenagem à Chapecoense, neste domingo, às 17 horas, no Barradão, em Salvador, contra o Vitória-BA, pela última rodada da competição. O alviverde vai usar um uniforme especial como os nomes de algumas das 71 vítimas mortas no acidente aéreo, no dia 29 de novembro, em Medellín, na Colômbia.
A partida, que marcará a despedida do técnico Cuca do Palmeiras – ele pretende trabalhar no futebol europeu –, não representa nada para o alviverde em termos de somatória de pontos no Brasileiro. A vitória sobre a Chapecoense, na última rodada do Brasileiro, levou a equipe aos 77 pontos e não pode mais ser alcançada pelo Flamengo, que soma 70 pontos e ocupa a vice-liderança da competição.
Ainda durante o período de tristeza pelo desastre que matou, além de jogadores, comissão técnica e dirigentes da Chapecoense, profissionais da imprensa, o Palmeiras havia anunciado que iria usar o uniforme completo da equipe catarinense. Porém, a CBF desaconselhou o clube a fazer a homenagem porque temia que equipes aproveitassem da situação e tentassem anular a partida na Justiça. A diretoria palmeirense, então decidiu utilizar sua própria camisa, mas com mensagens de apoio aos catarinenses.
No uniforme que usará neste domingo na capital baiana, o atual campeão brasileiro terá estampado na frente e nas costas da camisa a mensagem #ForçaChape. Ao lado da homenagem, estará o símbolo da Chapecoense com um laço de luto. Os nomes dos jogadores serão substituídos pelas vítimas da tragédia.
Em entrevista à TV Gazeta, o presidente Paulo Nobre, mentor da ideia, explicou porque o clube decidiu acatar a sugestão da entidade. “A CBF nos recomendou que não jogássemos com a camisa da Chapecoense. Não por falta de sensibilidade, muito pelo contrário. Até por excesso de zelo, para ninguém poder eventualmente, em futuro próximo, dizer que essa rodada não foi válida, que os pontos não podem ser reconhecidos. Não se pode jogar com uma camisa de outra agremiação”, disse.
No confronto no Barradão, o técnico decidiu dar oportunidade a jogadores do Sub-20. Com isso, o zagueiro Augusto, o meia Vitinho e os atacantes Artur e Iacovelli vão jogar neste domingo. O Palmeiras deve entrar em campo com Jailson; Gabriel, Thiago Martins, Mina e Fabrício; Thiago Santos, Tchê Tchê e Cleiton Xavier; Erik, Leandro Pereira e Alecsandro.