O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Resíduos

Prefeitura mantém suspensão de coleta de lixo

Grandes geradores de resíduos ainda são responsáveis pela coleta e destino do material

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 11 de dezembro de 2016
Prefeitura mantém suspensão de coleta de lixo
Grandes geradores de resíduos ainda são responsáveis pela coleta e destino do material

A prefeitura, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia, mantém a suspensão dos serviços de coleta, transporte e destinação final aos resíduos produzidos por grandes geradores. A medida é em cumprimento à Lei nº 9.498, de 19 de novembro de 2014. Conforme levantamento feito pela Comurg, na Capital, existem 519 grandes geradores e já foram notificados e informados sobre a suspensão. A lista pode ser acessada no site da prefeitura no link Grandes Geradores de Resíduos Sólidos. 

Atualmente os grandes geradores são responsáveis por 35% dos resíduos coletados pela Companhia. A medida, além de cumprir o Código de Posturas do Município e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina ao Poder Executivo a coleta gratuita apenas do resíduo domiciliar, visa proporcionar mais qualidade e eficiência na prestação dos serviços da coleta orgânica.

Comurg

De acordo com o presidente da Companhia, Edilberto Dias, a aplicação desta lei em Goiânia está sendo tardia quando comparado com outras capitais. ‘Devemos agir em prol da sustentabilidade. Precisamos impulsionar a coleta domiciliar, e não a das grandes empresas como supermercados, restaurantes, shoppings, padarias, condomínios de luxos, entre outros”, frisou.

Onze empresas prestadoras de serviços para os grandes geradores já fizeram o cadastro exigido pela prefeitura e estão aptas a executar a coleta. Os proprietários dos 519 estabelecimentos podem acessar o site da prefeitura no link Grandes Geradores de Resíduos Sólidos a fim de ter conhecimento dos procedimentos necessários. 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também