Suspensa do Mercosul, Venezuela diz que participará de reunião do bloco
A Venezuela tinha quatro anos para incorporar centenas de normas de integração, mas não conseguiu
A Venezuela anunciou que vai participar hoje (14) da reunião de ministros de Relações Exteriores do Mercosul em Buenos Aires – apesar de o país ter ter sido suspenso do bloco regional há duas semanas.
A chanceler venezuelana, Delcy Rodriguez, informou no Twitter que iria representar o seu país no encontro. Ela disse que ninguém pode impedir a Venezuela de “exercer seu direito soberano”.
O governo paraguaio avisou que Delcy Rodriguez não foi convidada e que, ao ter sido suspensa do Mercosul, a Venezuela perdeu o direito de participar das reuniões.
A suspensão foi anunciada no início do mês pelos outros quatro membros do bloco: o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai. O motivo foi o descumprimento do protocolo de adesão.
A Venezuela tinha quatro anos para incorporar centenas de normas de integração, mas não conseguiu.
Os venezuelanos anunciaram, de última hora, que iriam tomas as medidas necessárias, mas o prazo venceu e o país foi suspenso. A suspensão jamais foi aceita pela Venezuela.
A chanceler Delcy Rodriguez acusou a Argentina, o Brasil e o Paraguai de formar uma aliança de direita contra o seu país e disse que vai a Buenos Aires defender os interesses venezuelanos.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, chegou nessa terça-feira (13) à noite a Buenos Aires para participar do encontro.
A Argentina, país anfitrião, ocupará a presidência pro tempore do Mercosul nos próximos seis meses.
Foto: reprodução