Onu Mulheres realiza 1ª edição do ‘TEDx’ em Brasília
A ativista e youtuber Rosa Luz discute
questões identitárias no evento deste sábado
ELISAMA XIMENES
O Museu Nacional da República recebe, neste sábado (17), o primeiro primeiro TEDx Brasília, com o apoio institucional da Onu Mulheres. O evento reúne celebridades e artistas que têm ideias que merecem ser compartilhadas, de acordo com critérios da organização. As palestras têm temáticas que abordam temas sociais, relacionados a, por exemplo, questões de igualdade racial e de gênero. São 16 convidados à frente das mesas e palestras.
Dentre as palestrantes, está a artista e youtuber brasiliense Rosa Luz, que discute temas relacionados à sua identidade – de mulher negra, trans e da periferia. As Ashantis Negras, grupo de dança de mulheres negras ativistas das cidades satélites de Brasília, estão entre as atrações artísticas do evento. Além delas, Candice Assunção falará sobre empoderamento por meio da acessibilidade para pessoas com deficiência. Ionara Silva está entre as palestrantes e fala da importância do festival Latinidades no empoderamento das mulheres negras. O Coletivo Arquitetas Invisíveis, da UnB, palestra sobre a participação das mulheres na arquitetura e no urbanismo.
A proposta do TED é incentivar “Ideias que merecem ser compartilhadas” – seu lema. A sigla significa Tecnologia, Entretenimento e Design, porque tudo começou a partir desse tripé em 1984, quando reuniu pessoas das três áreas. Desde então, sem fins lucrativos, a ideia foi se expandindo a diversos campos. O TEDx recebeu a letra a mais quando passaram a ser realizadas conferências regionais, como é o caso do evento deste sábado (17). Além disso, a versão regional tem a proposta de promover e organizar eventos de maneira independente e reunir pessoas para dividir uma experiência ao estilo TED. Para promover um TEDx basta ter a licença para isso, já que é feito de maneira independente.
O tema do evento de Brasília é Construir, Conectar, Integrar e o símbolo reúne as tesourinhas que conectam os eixos da cidade. Assim, a simbologia é uma metáfora à intenção temática do programa, que é o de construir relações, conectar pessoas e integrar ideias positivas ao desenvolvimento da cidade. Nesse ritmo, as palestras são curtas e variam entre 5 e 15 minutos. O foco das falas está na igualdade e no desenvolvimento sustentável e inclusivo.
SERVIÇO
TEDx Brasília
Quando: sábado (17)
Onde: Brasília (DF)