Presidente visita cidade devastada
O presidente da Itália, Sergio Mattarella, visitou ontem (15) a cidade de Amatrice, a mais afetada pelos terremotos que atingiram o centro do país entre agosto e outubro. O presidente foi recebido pelo prefeito do município, Sergio Pirozzi, pelo governador do Lazio, Nicola Zingaretti, pelo chefe da Proteção Civil Nacional, Fabrizio Curcio, e pelo comissário […]
O presidente da Itália, Sergio Mattarella, visitou ontem (15) a cidade de Amatrice, a mais afetada pelos terremotos que atingiram o centro do país entre agosto e outubro. O presidente foi recebido pelo prefeito do município, Sergio Pirozzi, pelo governador do Lazio, Nicola Zingaretti, pelo chefe da Proteção Civil Nacional, Fabrizio Curcio, e pelo comissário designado pelo governo para as áreas dos tremores, Vasco Errani.
Em Amatrice, Mattarella visitou uma escola, fez um minuto de silêncio em frente à lápide que homenageia as vítimas do terremoto de 24 de agosto, e foi às primeiras casas pré-fabricadas de madeira construídas para abrigar os desalojados pelo sismo.
“Espero não ter atrapalhado a aula, interrompendo a concentração de vocês. Sei que o Natal e o Ano Novo serão muito diferentes dos últimos, nesse período de festas é normal que o pensamento vá aos momentos difíceis e duros que vocês passaram. Mas vocês devem confiar no futuro. O Natal e o Ano Novo voltarão a ser belos como antes”, disse o presidente aos alunos do Colégio de San Cipriano.
O presidente prometeu não diminuir a atenção às áreas atingidas e comemorou a aprovação pelo Parlamento do decreto-lei que autoriza medidas urgentes para a população afetada pelos terremotos do segundo semestre, incluindo a criação imediata de um fundo de 200 milhões de euros para ajudar a população.
Situada na região do Lazio, Amatrice foi devastada pelo tremor de 24 de agosto, que deixou 299 mortos, sendo 238 na cidade. Com apenas 2,6 mil habitantes, o município é conhecido pelo molho à matriciana e pelas suas construções históricas, quase todas elas derrubadas pelo sismo.
No fim de novembro, Mattarella já havia visitado as cidades de Ussita, Preci e Norcia, atingidas por tremores em outubro. O roteiro também incluía Amatrice, mas a etapa acabou cancelada por causa de uma onda de mau tempo. (Agência Brasil)