Massa assina plano ‘B’ com Williams
Apesar de anunciar aposentaria no final desta temporada da Fórmula 1, piloto brasileiro pode retornar às pistas
Felipe Bonfim
Recém-aposentado da Fórmula 1, Felipe Massa é plano “B” da Williams para a próxima temporada. De acordo com a italiana TV Sky, o brasileiro assinou contrato com a equipe para 2017, mas com uma cláusula que anula o acordo caso Valtteri Bottas não defenda a Mercedes no ano que vem. O islandês é o nome mais forte para substituir o atual campeão do mundo, Nico Rosberg, que surpreendeu e deixou o esporte cinco dias após conquistar o título.
Dessa forma, Massa aguarda apenas a definição do futuro do ex-companheiro para saber se retorna de fato, ou não, à F1. A tendência é que Bottas realmente deixe a equipe inglesa, que defendeu nas últimas quatro temporadas e, assim, Felipe fique menos de um mês aposentado da categoria.
Desde a aposentadoria de Rosberg, vários nomes foram especulados como futuro companheiro de Lewis Hamilton. O alemão Pascal Wherlein e o bicampeão mundial, Fernando Alonso, foram cogitados, mas Valtteri ganhou força nos bastidores na última semana e deve ser o escolhido da Mercedes.
Ainda de acordo com a TV italiana, o contrato de Felipe Massa com a Williams é de 6 milhões de euros, cerca de 20 milhões de reais. Apesar de nenhum anúncio oficial ter sido feito por nenhuma das partes envolvidas, Claire Williams já havia dito na última semana que, caso a equipe não conseguisse manter Bottas, seria ótimo ter um piloto experiente como o brasileiro no grid.
O provável retorno de Massa à Fórmula 1 deve então colocar fim ao temor dos torcedores brasileiros de não terem representante no esporte em 2017. Felipe Nasr, que defendeu a Sauber neste ano, não tem lugar garantido no próximo ano. Por questões estritamente econômicas, a jovem promessa do país se vê em maus lençóis e deposita as últimas esperanças em um acerto com a Manor.
O Brasil parece perder espaço na F1. O próprio GP de Interlagos foi deixado como dúvida quando o calendário da próxima temporada foi anunciado. Ao final de novembro, contudo, a corrida em São Paulo foi confirmada para 12 de novembro pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).