O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 26 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Gastronomia

Como economizar na ceia de natal?

Com a crise econômica em alta e faltando apenas algumas horas para a ceia de natal, listamos algumas dicas para quem deixou para comprar os componentes da ceia para última hora

Postado em 23 de dezembro de 2016 por Redação
Como economizar na ceia de natal?
Com a crise econômica em alta e faltando apenas algumas horas para a ceia de natal

Toni Nascimento

Já é véspera de natal e muita gente deixou para comprar os componentes da clássica ceia de natal na última hora. Com o Brasil passando por uma crise política, institucional e principalmente econômica, é necessário ficar atento nos preços para não ter prejuízo na hora de comemorar uma das principais datas do ano.

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE) mostra que os gastos com a ceia natalina ficarão 10,19% mais caros, em comparação ao ano passado. O azeite, vinho e as frutas secas tiveram em média um aumento de 16,5% segundo o levantamento.

A alta nos preços juntamente com o alto índice de desemprego e endividamento diminui o poder de compra dos brasileiros e pode atrapalhar na hora de fazer a ceia de natal. Por isso o site do O Hoje reuniu algumas dicas para economizar na hora de jantar com a família neste natal.

A primeira dica é antiga e talvez a mais valiosa de todas: comparação de preços. Apesar de já estar em cima da hora, é importante não sair comprando no primeiro mercado que vai. Devido às grandes filas e trânsito um pouco mais lento neste sábado (24), talvez seja válido fazer uma pequena pesquisa de preço na internet sobre os mercados mais próximos.

Mas antes de fazer a pesquisa é necessário ter em mente o que é preciso comprar. Também não é “saudável” economicamente ir ao mercado sem saber direito o que é necessário levar, pois assim as chances de comprar produtos desnecessários aumenta consideravelmente.

Ser criativo também é fundamental, principalmente na hora de cozinhar. Talvez alguns ingredientes mais sofisticados podem ser trocados por outros mais em conta. Trocar aquele vinho estrangeiro pode ser mais lucrativo, ou então substituir as amêndoas por castanhas do pará.

Outro ponto importante é não desperdiçar. É necessário ter em mente quantas pessoas partilharam a ceia para não comprar comida em excesso. Além de gastar mais, haverá muito desperdício posteriormente.

Uma outra alternativa é não ter vergonha e pedir ajuda na ceia. Se cada membro levar um prato diferente, a ceia irá ficar deliciosamente variada e o bolso de todos ficarão agradecidos.

(Foto: reprodução: cantina vettorazzi) 

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também