Frutas vermelhas e Natal, feitos um para o outro
E não é só no fim de ano que elas reinam:
podem também estar em sobremesas refrescantes neste verão
O verão anuncia temperaturas elevadas. Para quem está atento a opções saudáveis e não abre mão de deliciosas sobremesas, a dica é investir em pratos refrescantes para espantar o calor. Inspirado na receita de sua avó materna, o chef Junior Durksi trouxe ao cardápio do restaurante Madero, sobremesas especiais com sorvete, feitas com ingredientes naturais e puros. Com destaque para as frutas vermelhas, que são a cara das festas de fim de ano, mas podem ser apreciada no verão inteiro.
Para quem prefere uma combinação de calda especial, a sugestão é o sorvete ‘Vanilla’ da rede que vem acompanhado de calda de frutas vermelhas e morangos frescos.“Passei boa parte da minha vida com a minha avó, que era dona de uma pequena sorveteria em Ponta Grossa (PR). Lembro que ela fazia os melhores sorvetes do planeta, com ingredientes da fazenda do meu avô. Então, resolvi trazer essa experiência aos meus clientes”, afirma o chef. Ele ensina uma receita de calda para você fazer em casa mesmo. E o Essência entra na mistura e sugere um iogurte mais que especial para refrescar o calor.
Sorvete de baunilha com calda de frutas vermelhas e morangos frescos
Ingredientes
Calda de Frutas Vermelhas
Morangos frescos – 500g
Mirtilo – 250g
Framboesa – 500g
Amora – 250g
Açúcar – 150g
Bacardi – (uma colher de chá) – 10ml
Modo de preparo
Em uma panela, misture bem a água e o açúcar até que o açúcar esteja bem dissolvido. Acrescente a casca do limão sem a parte branca.Ligue o fogo e deixe ferver até que a calda fique em ponto de fio. Evite mexer a calda para que ela não corra o risco de açucarar. Retire a casca do limão e acrescente o morango e deixe ferver até ficar mole e com o interior quente. Abaixe o fogo e com a ajuda de uma escumadeira retire o morango da panela e bata no liquidificador até virar uma polpa. Volte a polpa para a panela e deixe ferver.Acrescente o mirtilo e deixe ferver. Ele deve ficar mole e com o interior quente. Misture com cuidado.Acrescente a amora e deixe ferver até ficar mole e com o interior quente. Misture com muito cuidado para que a fruta não se desfaça.Acrescente o cointreau. Acrescente a framboesa, deixe ferver e desligue o fogo. Misture com muito cuidado para que a fruta não se desfaça.
Montagem
Em uma taça limpa e polida, coloque duas colheres de calda de frutas vermelhas resfriadas. Coloque uma bola de sorvete de baunilha sobre a calda. Corte o morango e distribua sobre a bola de sorvete.
Iogurte com calda de frutas vermelhas light
Ingredientes
Iogurte
1 litro de leite desnatado
1 pote de iogurte natural
Calda
1 e 1/2 xíc. (chá) de água
500 g de framboesa congelada
1/3 de xíc. (chá) de frutose
1 col. (sopa) de amido de milho
1/2 xíc. (chá) de morangos em pedaços
1/2 xíc. (chá) de ameixas vermelhas
1/2 xíc. (chá) de cerejas ou uvas sem caroço
1 fio de mel
Modo de preparo
Reserve duas colheres (sopa) de leite e ferva o resto em uma panela a 40°C. Misture o iogurte com o leite restante até formar uma pasta homogênea em uma vasilha. Adicione à panela e mexa bem. Preaqueça o forno a 200°C por dez minutos, desligue e deixe o preparo lá dentro, em uma travessa de vidro, por oito horas. Em outra panela, coloque a água e a framboesa. Espere ferver, acrescente a frutose e cozinhe por dez minutos. Dissolva o amido de milho em um pouco de água fria e adicione à mistura. Ferva por mais cinco minutos. Tire do fogo, deixe esfriar e coloque as frutas restantes. Guarde tudo na geladeira por 24 horas. Na hora de servir, misture o mel ao iogurte e bata até alcançar uma aparência cremosa. Despeje a calda e pronto.