Tite entre os 10 melhores do mundo
Técnico da seleção brasileira tem trabalho reconhecido e já ocupa o oitavo lugar no ranking do IFFHS
Edivaldo Barbosa
À frente da seleção brasileira desde o dia 20 de junho deste ano, quando foi apresentado oficialmente como técnico, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio, Tite ganhou a confiança da torcida e já se projeta como um dos melhores do mundo. Tudo por causa do excelente trabalho no comando da seleção.
Nos seis jogos em que dirigiu o Brasil, o gaúcho de Caxias do Sul conquistou 100% de aproveitamento. Além das seis vitórias, a seleção marcou 17 gols e sofreu apenas um. Quando assumiu o comando técnico, o escrete nacional ocupava a sexta colocação nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Hoje ocupa a primeira posição e somente uma catástrofe tiraria a vaga brasileira.
O trabalho de Tite é tão louvável que a IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) já coloca o brasileiro entre os oito melhores do planeta. Ontem, a entidade divulgou o ranking. O líder é o técnico Fernando Santos, campeão da Eurocopa com Portugal. Ele deixou para trás nomes importantes no cenário mundial.
Um deles é Lars Lagerbeck, da Islândia – o treinador surpreendeu ao levar a seleção às quartas da Eurocopa. Em terceiro está o técnico Joachim Löw, da Alemanha, atual campeã do mundo.
No próximo ano, Tite terá pela frente a concretização da classificação do Brasil para o Mundial da Rússia. Como a seleção não está classificada para a disputa da Copa das Confederações, o treinador já pediu à CBF que marque amistosos com rivais de grande potencial técnico em 2017.
Clubes
Entre os clubes, o vencedor é Diego Simeone. O treinador do Atlético de Madrid, onde está desde 2011, superou Zinedine Zidane, do Real Madrid, que o venceu na decisão da última Liga dos Campeões.
Além de Simeone e Zidane, a lista conta com Claudio Ranieri (Leicester), Pep Guardiola (Bayern de Munique/Manchester City) e Unai Emery (Sevilla/PSG).