O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
acompanhamento

Por que as pessoas estão buscando terapia por aplicativo?

Vergonha, praticidade ou distância

Postado em 9 de janeiro de 2017 por Redação
Por que as pessoas estão buscando terapia por aplicativo?
Vergonha

O aplicativo FalaFreud, lançado em outubro deste ano e que oferece sessões de terapia por meio da internet, já mostra que o novo formato de se buscar e vivenciar o processo terapêutico conseguiu conectar as pessoas que necessitam de ajuda com terapeutas capacitados a ajudá-las. Segundo dados do aplicativo – que espera atingir a marca de 150 mil usuários em um ano – 24% dos pacientes que buscam a terapia sentem vergonha de conversar pessoalmente com um profissional, enquanto 18% procuraram o aplicativo por estarem sempre online.

Também 24% nunca fizeram terapia e gostariam de começar, enquanto apenas 6% preferiram a terapia online por possuírem algum tipo de pânico ou fobia que não os permitem sair de casa.

Já em relação aos motivos que levaram os usuários a procurar ajuda terapêutica por meio do FalaFreud, angústia, tristeza, esgotamento emocional e problemas no relacionamento aparecem entre as justificativas. “Stress e pressão no trabalho também aparecem como motivos da busca pela terapia”, diz Yuri Faber, criador do app. “São 28% dos pacientes com problemas no relacionamento ou com a família”, completa.

A maioria dos usuários ainda se encontra em São Paulo: 33%. 11% são do Rio de Janeiro, 9% de Minas Gerais, 6% da Bahia, 5% do Ceará e 35% espalhados entre os outros Estados. A minoria dos pacientes são homens: 22%, ante 78% mulheres.

Para quem está fora do Brasil, o aplicativo surge como solução na busca pelo processo terapêutico a distância. Entre os usuários do FalaFreud, existem cadastros dos Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Inglaterra e mais 32 países.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também