O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 27 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Esporte

Fifa decide que Copa terá 48 seleções

Entidade aprova ampliação de Mundial, a partir de 2026; torneio terá formato de 16 grupos com três
equipes cada

Postado em 11 de janeiro de 2017 por Sheyla Sousa
Fifa decide que Copa terá  48 seleções
Entidade aprova ampliação de Mundial

OConselho da Fifa decidiu ontem, em Zurique, na Suíça, que a Copa do Mundo terá seu número de participantes ampliado de 32 para 48 a partir da edição de 2026, ainda sem sede definida. A mudança foi aprovada pelo comitê em uma votação realizada na sede da entidade.

A ampliação era uma promessa do presidente da Fifa, Gianni Infantino. Segundo ele, há um apoio “unânime” para inflar a Copa do Mundo, que desde 1998 é disputada por 32 equipes.

A partir de 2026, o torneio terá o formato de 16 grupos com três equipes cada, com as duas melhores avançando para o mata-mata (jogos eliminatórios). Com esse modelo, serão 80 partidas, 25% a mais que as atuais 64.

O objetivo da Fifa seria turbinar a arrecadação com direitos televisivos e cotas publicitárias, já que a entidade teria a oportunidade de vender o torneio em mais mercados, embora a participação de um terço das seleções se restrinja a dois jogos. A expectativa é arrecadar quase US$ 1 bilhão a mais com cotas de televisão, uma alta de 20% no seu lucro com o setor.

A medida foi duramente criticada por sindicatos de jogadores europeus, que afirmam que os atletas serão “sacrificados” fisicamente para competir, e por personalidades mundiais, como Pep Guardiola e Joachim Löw. 

Todos apontam, além do cansaço, a queda da qualidade da competição.

A Associação Europeia de Clubes (ECA, sigla em inglês) divulgou nota em repúdio à decisão. “Não compreendemos os benefícios de mudar o formato atual com 32, que ficou provado como a fórmula perfeita por todas as perspectivas”, disse Karl-Heinz Rummenigge, executivo-chefe do Bayner de Munique (Alemanha), no documento.

Rússia

A Fifa definiu ontem a data final para que as seleções divulguem a lista definitiva de convocação para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Os 23 nomes devem ser anunciados até 4 de junho, 10 dias antes do início da competição. Antes, no dia 14 de maio, as confederações podem liberar uma relação prévia com 30 atletas. (Redação com Agência Brasil) 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também