A casa própria, segundo as aspirações do consumidor
Pesquisa realizada na região metropolitana aponta o que consumidor deseja para seu imóvel. Veja
Independente da classe social, o sonho da casa própria é comum a todos os brasileiros. Em uma cultura histórica de economia instável – ainda que intercalada com momentos de crescimento – o patrimônio traz segurança para as famílias, que passam a ter a tranquilidade de contar com um teto, ainda que falte emprego. Em Goiás, segundo a Fundação João Pinheiro, são cerca de 180 mil famílias que ainda não conseguiram alcançar esse objetivo.
Mas, quando chega a hora de concretizar esse sonho, quais são os principais critérios de escolha? Uma pesquisa realizada pela CINQ Desenvolvimento Imobiliário através do instituto de pesquisa DataStore, identificou quais são as prioridades dos consumidores.
Cerca de 20 itens foram listados e os entrevistados apontavam quais eram mais importantes para se ter em um condomínio. Segurança, área verde e academia são, nessa ordem, as principais escolhas de cerca de mil chefes de famílias entrevistados. As entrevistas foram realizadas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade e Hidrolândia, em 2016.
“Geralmente as pessoas compram um imóvel para a vida toda e vão passar por diferentes etapas. É importante observar as necessidades de presente e do futuro para fazer a escolha”, diz Eduardo Oliveira, diretor da CINQ Desenvolvimento Imobiliário.
Ele lembra que, por trás dos itens eleitos, estão necessidades mais profundas dos consumidores, tais como como o desejo de ter tranquilidade, bem-estar e ter maior convivência com pessoas no dia a dia. Os dados foram usados para desenvolver uma nova linha de condomínios horizontais, o Parqville, que será lançado primeiramente em Aparecida de Goiânia, na região do setor Garavello em setembro.
Confira as cinco prioridades do consumidor na hora de escolher o imóvel, segundo a pesquisa:
Segurança residencial
A unanimidade foi o quesito segurança, 100% das pessoas que responderam a pesquisa disseram se preocupar com a segurança do local em que moram e acham importante ter uma portaria monitorada 24 horas por dia. O item segurança realmente preocupa o goiano, tanto que 98% dos entrevistados escolheram como segundo item mais importante o controle de acesso de pessoas dentro de condomínios residenciais.
Áreas verdes
Na sequência, a pesquisa traz o verde na lista de prioridades. Cerca de 98% das pessoas disseram ter preferência por imóveis próximos a áreas verdes como praças, bosques e parques dentro da cidade. Outro resultado que chama a atenção: 82% dos entrevistados afirmaram que até pagariam mais por um imóvel próximo a elas.
Cuidado com o corpo em alta
O empreendimento que oferece uma academia hoje recebe medalha de bronze no pódio das preferências do consumidor. Dos mil entrevistados pela DataStore, 95% apontaram o item como importante e decisivo na hora de escolher a casa própria. Nessa categoria, entra também a pista para cooper e caminhada, que foram consideradas como importante para 94% dos entrevistados.
Convivência com a comunidade
A convivência com a vizinhança também é muito importante segundo os entrevistados. Itens como parques infantis, salão de festas e quiosques ficaram entre os dez itens mais importantes. Tiveram percentuais acima de 90% no grau de importância dado pelos goianos que responderam à pesquisa.