Felipe Massa assina com a Williams
Brasileiro volta à Fórmula 1 após curta aposentadoria; Valtteri Bottas é anunciado na Mercedes
Felipe Bonfim
O quebra-cabeça da Fórmula 1 está completo. As últimas vagas do grid da categoria foram preenchidas ontem quando a Williams anunciou o retorno de Felipe Massa à equipe. Pouco depois, a Mercedes confirmou a chegada de Valtteri Bottas como substituto do atual campeão mundial, Nico Rosberg – Pascal Wehrlein, na Sauber, foi outra novidade.
“Primeiramente, estou muito feliz de poder voltar para a Williams. Eu sempre pensei que correria em um lugar diferente em 2017, mas a Williams é um time que está no meu coração. Quando me deram a chance de ajudar o time nesta temporada, eu senti que era a coisa certa a fazer”, disse Massa.
Felipe retorna à F1 como uma das consequências da surpreendente aposentadoria de Rosberg, anunciada dias após o piloto ter conquistado o título ao final de novembro. Surpresa, a Mercedes avaliou o cenário e optou por Bottas como substituto do alemão. A Williams, então, buscou um velho conhecido para se recuperar da perda.
O brasileiro havia dito, já em setembro, que a temporada de 2016 seria sua última na categoria. Apesar de retornar para mais um ano com a equipe, depois de planejar o adeus, ele garante que segue faminto e competitivo.
“Certamente, não perdi meu entusiasmo pelas corridas e estou muito motivado para guiar o novo carro. O apoio dos fãs nestas últimas semanas tem sido enorme, me deixando ainda mais motivado, e sou muito grato por isso. Também estou ansioso para trabalhar com o Lance (Stroll). Conheço ele há um tempo e acompanhei o seu desenvolvimento ao longo desse tempo. Então estou ansioso para ver o que podemos conquistar juntos”, afirmou.
Claire Williams, chefe da equipe inglesa, comemorou a volta de Massa do breve período longe da Fórmula 1. “Felipe sempre tem sido um membro muito amado da família Williams. Ter a oportunidade de trabalhar com ele novamente é algo eu todos nós esperamos. Estou muito contente de o Felipe ter aceitado largar a aposentadoria para fazer parte da temporada 2017 conosco”, concluiu.
Bottas
Agora na Mercedes, o finlandês Valtteri Bottas formará dupla ao lado de Lewis Hamilton. Toto Wolf, chefe da escuderia alemã, avalia que as últimas semanas em busca de um novo nome foram fortalecedoras para a equipe.
“Às vezes, circunstâncias inesperadas oferecem oportunidades interessantes. A decisão do Nico, em dezembro, foi uma grande surpresa, além de ter sido uma situação desafiadora para o time. Mas atravessar tempestades te faz mais forte. Vimos isso como outra oportunidade de fazer o time crescer”, declarou.