‘Sem Censura’ recebe especialistas em Carnaval
Vera Barroso entrevista Leandro Vieira da Mangueira
e Mauro Quintaes, da escola de samba Unidos da Tijuca
Em clima de folia, o Sem Censura apresenta uma edição ao vivo que discute o Carnaval, nesta terça (17), ao vivo, às 16h, na TV Brasil. Sob o comando de Vera Barroso, o programa antecipa a análise sobre o que se pode esperar do desfile das escolas de samba no Grupo Especial do Rio de Janeiro.
Para conversar sobre o assunto, a atração conta com a presença dos carnavalescos campeão e vice do Carnaval do ano passado: Leandro Vieira, pela Mangueira, e Mauro Quintaes, pela Undos da Tijuca.
O programa da TV Brasil ainda recebe o experiente jornalista Aydano Motta que, atualmente trabalha no site Carnaval e Samba, e o também jornalista Anderson Baltar, do site Rádio Arquibancada, especializados na cobertura do Carnaval.
Para estimular a discussão sobre o assunto do dia, o debatedor convidado para o Sem Censura desta terça (17) é o radialista Tiago Alves, que apresenta o programa Armazém Cultural na Rádio MEC AM Rio (800kHz), de segunda a sexta, às 14h.
Os carnavalescos Leandro Vieira e Mauro Quintaes contam algumas curiosidades sobre o trabalho de bastidores no barracão das escolas de samba. Os dois também explicam um pouco do enredo que suas agremiações vão mostrar na avenida.
Revelação do Carnaval de 2016, Leandro Vieira foi o primeiro carnavalesco estreante a ser campeão na Marquês de Sapucaí. Com um desfile em homenagem à cantora Maria Bethânia, a Mangueira conquistou o título ao realizar um desfile luxuoso, emocionante e repleto de sofisticação que contou com a presença de várias personalidades. Ele apostou em fantasias e alegorias azuis, amarelas e de outras cores, quebrando uma das maiores tradições da escola em que o verde e rosa sempre foi uma combinação predominante. Neste ano, ele defende o bicampeonato com a Estação Primeira que tem como enredo Só com a ajuda do Santo.
Já o experiente Mauro Quintaes tem uma longa trajetória na Passarela do Samba. Ele começou no Carnaval como assistente de grandes nomes da folia como Max Lopes e Joãozinho Trinta. A carreira-solo teve início da Caprichosos de Pilares. Depois, passou por várias escolas como Porto da Pedra, Salgueiro, Viradouro, Mocidade, Mangueira e São Clemente até chegar a Unidos da Tijuca em 2015.
Para 2017, o enredo da agremiação tijucana será Música na Alma, Inspiração de uma Nação. A proposta é mesclar a arte e a linguagem da música que unem dois grandes gênios instrumentistas: Pixinguinha e Louis Armstrong, ícones do choro e do jazz.