Mudanças na casa ou no apartamento podem trazer mais harmonia
Com mudanças simples é possível dar mais amplitude e interligar espaços ao lar
Rimene Amaral ESPECIAL PARA O HOJE
Quem não gostaria de iniciar um novo ano com vida nova e, o melhor, com casa nova? Mudar o ambiente de forma radical pode ir além do conforto e trazer componentes que revestem e decoram a casa como um ambiente único: revestimentos, armários, closets, banheiros e cozinhas interpretados como elementos que geram espaços interligados e harmônicos. Pois bem, já pensaram nisso. E com maestria. O arquiteto e designer Ricardo Bello Dias, um pernambucano que grafou seu nome e sua obra na cidade onde tudo respira design, conseguiu desenhar uma coleção de móveis que explora o tema viver em um espaço fluido.
Formado pela Universidade Federal de Pernambuco, Ricardo mora em Milão e é associado ao Studio Piero Lissoni, um dos mais conceituados de lá. Abriu seu próprio escritório de arquitetura, design e direção de arte em 1996. Hoje, Ricardo Bello Dias executa projetos na Europa e na África. Aliás, no próximo mês seu trabalho já estará à disposição dos brasileiros por meio da Ornare, que lança uma nova linha de móveis, já apresentada com exclusividade na Casa Cor Goiás 2016.
A coleção WideLine, desenhada por Bello Dias, que também é diretor de arte da marca e do Studio Ornare, coordenado por MurilloSchattan, traz esses elementos que transformam casas e apartamentos com novo sistema de painéis, mobiliário modular e acabamentos. “O Wide System – sistema-símbolo desta linha – é composto por painéis modulares, perfis de suporte, móveis e prateleiras de diferentes formas e espessuras, disponíveis em uma ampla gama de cores e acabamentos que seguem a tendência mundial”, explica André Tomé, proprietário da franquia em Goiânia. De acordo com ele, é um sistema que proporciona configurações que se adaptam a todas as necessidades e ambientes, como o uso de eletrodomésticos embutidos atrás de portas e painéis, podendo ocupar um espaço da sala de estar sem interferir visualmente.
Os materiais originais obedecem a rigoroso padrão técnico e de qualidade. Os acessórios metálicos, consideradas “pequenas joias”, produzidas artesanalmente – com nove tonalidades acetinadas que vão do dourado ao selênio – dão aos móveis um acabamento único e sofisticado. “A limpeza visual nos permite o destaque do material, do desenho puro do mobiliário e da iluminação. Tudo acontece para que o ambiente respire design sem a interferência do eletrodoméstico, do aparelho de ar-condicionado, de uma fiação que insiste em aparecer onde não deve”, conta a arquiteta Ana Paula Castro.
Um projeto bem desenvolvido tem de ir além da funcionalidade óbvia. “Buscamos soluções tecnológicas como estas para que o que sobressaia no projeto seja a beleza. A funcionalidade tem de existir de forma eficiente, mas não necessariamente visível. Aqui vale a máxima do ‘menos é mais’”, explica a arquiteta. A linha WideLine traz esta possibilidade de continuidade e limpeza. Os painéis se transformam em armários, nichos iluminados e prateleiras com acabamentos perfeitos. Os acabamentos da sala, por exemplo, podem, perfeitamente, caminhar até a cozinha sem contrastes. “A cozinha é, de fato, uma sala de visitas onde o morador pode receber seus convidados e pode escolher contar ou não que aquele ambiente é uma cozinha funcional, afinal, os equipamentos podem ficar camuflados em seus nichos. Isso é realmente fantástico, podermos fazer ambientes multifuncionais”, comemora Ana Paula.
Criar projetos viáveis, com multifuncionalidade e sempre aliados à beleza é o desafio e o trabalho diário dos bons profissionais. Tudo dentro de uma casa deve ser feito ainda com a cara de quem vai viver ali. E, melhor ainda, quando os sonhos, muitas vezes vistos como devaneios, passam a ser apenas um ingrediente a mais, um desafio para a criatividade de um profissional. “São salas que viram cozinhas ou quartos que se integram a salas de banho. O céu e a criatividade, o limite!”, diz a arquiteta.
Hoje, a personalização dos ambientes prevalece em qualquer projeto de arquitetura. Todo mundo busca um espaço personalíssimo, por isso os projetos ficam cada vez mais elaborados e mais tecnológicos. “Independentemente da metragem quadrada, cada um procura tirar o máximo de proveito de seu espaço em função de suas expectativas e seu modo de vida. É claro que quem investe neste aspecto tem um resultado superior”. Um bom projeto e um bom produto agregam valor e qualidade ao espaço original. “É gritante a diferença de um mesmo espaço que recebeu esse tratamento, de um que não sofreu interferência de bons profissionais”, arremata Ana Paula.
E, se o seu espaço não é bem aquilo que você queria que fosse, vale tentar entender como funciona a integração de ambientes, a arquitetura e o designer de móveis que podem deixar a casa com a cara do dono. Mais que viver bem, com conforto, é viver num ambiente em que você se vê em cada detalhe.