O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quarta-feira, 28 de agosto de 2024
PublicidadePublicidade
Cerimônias Fúnebres

Autoridades goianas lamentam morte de Teori

Ministro do STF morreu em acidente aéreo na cidade litorânea de Paraty (RJ) nesta quinta-feira (19)

Postado em 21 de janeiro de 2017 por Sheyla Sousa
Autoridades goianas lamentam morte de Teori
Ministro do STF morreu em acidente aéreo na cidade litorânea de Paraty (RJ) nesta quinta-feira (19)

Mardem Costa Jr.

A morte trágica do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, vitimado em um acidente aéreo na tarde de quinta-feira (19) na cidade de Paraty (RJ), repercutiu entre os chefes dos três poderes de Goiás. Todos eles lamentarem o falecimento do ministro, ressaltando a postura sóbria, mas combativa dele, há quatro anos no Supremo e que vivia seu ápice ao ser o responsável pela Operação Lava-Jato no STF. 

Zavascki estava prestes a homologar as delações premiadas dos executivos da construtora Odebrecht, com potencial de mexer com políticos de vários partidos e cargos no Executivo e Legislativo. A divulgação oficial da delação da empreiteira estava prevista para fevereiro e poderá atrasar até que um novo relator seja designado pela presidente do STF, ministra Cármem Lúcia.

O presidente eleito da Assembleia, deputado José Vitti (PSDB), expressou pesar pelo falecimento do ministro do STF por meio da rede social Facebook. “Nosso país e o judiciário brasileiro perde um grande constitucionalista, homem de caráter e índole exemplar. Que Deus possa confortar e fortalecer a todos neste momento”, disse.

Por sua vez, o procurador-geral de Goiás, Lauro Machado, emitiu nota de pesar na qual classifica a morte de Zavascki como um “baque na esperança do povo brasileiro de um efetivo combate à impunidade e à corrupção”. Machado frisa que o Judiciário brasileiro perde um grande representante e que seu legado deve ser preservado e respeitado por seus pares. “Vamos renovar nossas esperanças por um país mais justo, ético e solidário”, finaliza.

O HOJE tentou contato tanto com o atual presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Leobino Valente Chaves quanto com o novo, Gilberto Marques Filho, porém não houve resposta até o fechamento da edição. A assessoria de imprensa do TJGO informou que ambos estavam fora de Goiânia, participando da solenidade de inauguração do Fórum de Firminópolis, a 110 quilômetros da capita goiana.

Marconi

Também por meio do Facebook, o governador Marconi Perillo (PSDB) lamentou o falecimento. “O ministro Teori Zavascki construiu brilhante carreira, conduzindo a magistratura com transparência e ética. Ele se postava com muita sabedoria na definição dos rumos das questões que lhe eram pertinentes. O Brasil perde um homem exemplar. Vamos sentir falta”. 

Veja também