Morre ex-técnico Carlos Alberto Silva
O futebol brasileiro está de luto. Ontem de manhã, morreu o ex-técnico Carlos Alberto Silva, de 77 anos. Campeão brasileiro pelo Guarani em 1978, ele também dirigiu Goiás, Cruzeiro, Atlético-MG, seleção brasileira e outros grandes clubes do Brasil e do exterior. A causa da morte ainda não foi divulgada. O treinador, que havia passado por […]
O futebol brasileiro está de luto. Ontem de manhã, morreu o ex-técnico Carlos Alberto Silva, de 77 anos. Campeão brasileiro pelo Guarani em 1978, ele também dirigiu Goiás, Cruzeiro, Atlético-MG, seleção brasileira e outros grandes clubes do Brasil e do exterior. A causa da morte ainda não foi divulgada. O treinador, que havia passado por cirurgia no coração, faleceu em casa.
Natural de Bom Jardim de Minas, no Sul de Minas Gerais, ele comandava uma agência de turismo em Belo Horizonte. Carlos Alberto Silva ganhou destaque no futebol nacional ao comandar o Guarani de Campinas, em 1978, quando conquistou o Campeonato Brasileiro sobre o Palmeiras. Depois disso, trabalhou em alguns dos principais clubes do Brasil, como Atlético, Cruzeiro, América, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Santa Cruz e Sport.
O treinador chegou ao comando da seleção brasileira em 1987, quando conquistou os Jogos Pan-Americanos daquele ano, em Indianápolis, nos Estados Unidos. No ano seguinte, o Brasil ganhou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul, também sob sua gestão.
Carlos Alberto Silva também se destacou no futebol internacional. Ele foi campeão japonês com o Yomiuri Kawasaki, em 1991, e bicampeão português com o Porto, em 1992 e 1993. No exterior, o mineiro também treinou o Santa Clara-POR e o Deportivo La Coruña-ESP.
Alguns dos outros títulos importantes que venceu foram os Campeonatos Paulistas de 1980 e 1989, com o São Paulo; o Mineiro de 1981, com o Atlético; e o Pernambucano de 1983, com o Santa Cruz.
Carlos Alberto encerrou sua carreira como técnico de futebol em 2004, no América-MG. Ele será enterrado hoje, em Belo Horizonte.
Nota da CBF
Ontem, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, divulgou uma nota de pesar pelo falecimento de Carlos Alberto Silva.
Diz a nota:
“Com profundo pesar, a Confederação Brasileira de Futebol lamenta o falecimento do ex-treinador da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Silva, aos 77 anos. Profissional inspirador de gerações, Carlos Alberto fez história em seus trabalhos por dezenas de clubes brasileiros e pelo selecionado nacional, que dirigiu em 46 partidas.
Pela Seleção Brasileira, foi campeão do Pan-Americano (1987), da Taça Stanley Rous (1987), do Torneio Bicentenário de Independência da Austrália (1988) e do Torneio Pré-Olímpico de 1987, que classificou o Brasil para as Olimpíadas de Seul de 1988, onde ficou com a medalha de prata. Lançou na Seleção jogadores como Taffarel, Jorginho, Raí, entre outros, que depois formariam a base tetracampeã do Mundo.
Ganhou fama nacional ao conquistar o título brasileiro de 1978, com o Guarani de Campinas. Também foi campeão paulista, pelo São Paulo, mineiro, pelo Atlético Mineiro, e pernambucano, pelo Santa Cruz. No exterior, ganhou campeonatos nacionais em Portugal, com o Porto, e no Japão, com o Yomiuri Kawasaki.
A Diretoria da CBF e seus funcionários desejam força aos familiares, com a certeza de que Carlos Alberto Silva deixa um grande legado ao futebol brasileiro.”