O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 14 de dezembro de 2025
Trânsito

Carros velhos trafegam com situação irregular

Veículos com mais de 15 anos, faltando partes ou com condições visivelmente precárias são vistos facilmente nas ruas de Goiânia

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 25 de janeiro de 2017
Carros velhos trafegam com situação irregular
Veículos com mais de 15 anos

Bruna Policena

É rotineiro ver nas ruas de Goiânia carros muito antigos, com condições físicas extremamente precárias, e com provável situação irregular dentro das exigências do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran). No entanto, são vistos com frequência trafegando e em algumas situações prejudicando a fluidez do trânsito pela falta de itens de segurança e sinalização como setas, faróis e luz de freio.

E para o próprio condutor e dono do veículo, a falta de acessórios como estes, além de peças externas como retrovisores, vidros, também colocam em risco a vida do condutor e de quem está no seu caminho. E se itens como estes estão visivelmente em falta, a manutenção necessária para manter um bom funcionamento interno do veículo deve estar a desejar há muito tempo. 

Veículos acima de 15 anos de idade são isentos de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), e de acordo com o departamento são 1.167.312 veículos com mais de 15 anos no Estado. E só no ano passado 7.791 foram autuados por mau estado de conservação, falta de equipamentos de segurança ou excesso de emissão de ruídos. 

A vistoria anual realizada pelo departamento só é feita nos casos como transferências, alteração de característica, remarcação de chassi, remarcação de motor, alteração de monta. A legislação estabelece a vistoria como pré-requisito para alguns serviços como transferências, emissão de segunda via de CRV. Então, sempre que o proprietário for realizar esses serviços, ele terá que fazer a vistoria.

O Detran explica que apesar de não haver vistoria anual de veículos em Goiás, o que implicaria na imposição de uma nova taxa para os proprietários, o órgão, por meio da Balada Responsável e dos parceiros como Batalhão de Trânsito, tem um posicionamento firme quanto à conservação da frota. Afirmam que em todas as blitzen são observados itens de segurança como estado dos pneus, lanternas, luz de freio e outros.

Veículos em mau estado de conservação que são flagrados pelos agentes dos órgãos autuadores, (que não é composto apenas pelo Detran, mas também pelo Polícia Rodoviária Estadual e Federal, Polícia Militar, Agência Goiana de Transporte e Obras e a Secretaria Municipal de Trânsito) são recolhidos ao pátio caso o proprietário não consiga sanar o problema no momento da abordagem. De acordo com o Detran a multa varia conforme o tipo de falha encontrado.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também