O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
LITERATURA

Livro ‘(In)venções Dramatúrgicas’ é lançado no sábado em Goiânia

Olivro (In)venções Dramatúrgicas será lançado, neste sábado (28), às 20h, no Espaço Cultural Novo Ato, em Goiânia. Segundo Luiz Cláudio, que fez o prefácio da obra,“é um projeto audacioso de formação de um núcleo de dramaturgia que visa a incentivar a invenção, a busca por novas linguagens e experimentações estéticas e a criação de novas […]

Postado em 28 de janeiro de 2017 por Sheyla Sousa
Livro ‘(In)venções Dramatúrgicas’ é lançado no sábado em Goiânia

Olivro (In)venções Dramatúrgicas será lançado, neste sábado (28), às 20h, no Espaço Cultural Novo Ato, em Goiânia. Segundo Luiz Cláudio, que fez o prefácio da obra,“é um projeto audacioso de formação de um núcleo de dramaturgia que visa a incentivar a invenção, a busca por novas linguagens e experimentações estéticas e a criação de novas obras dramáticas que expressem diferentes visões de mundo”. O lançamento terá coquetel e atração musical, e os autores irão autografar o livro. O projeto tem o apoio da Lei Goyazes de Incentivo à Cultura. 

O livro conta com cinco peças da atriz e dramaturga Marília Ribeiro e duas do performer e psicólogo José Arnaldo Pereira, que escreveu A Última Gaiola e Toda Alegria Será Castigada.De acordo com Luiz Cláudio, (In)venções Dramatúrgicas contribui para o teatro na medida em que compõe novas poéticas cênicas dentro do rico repertório nacional. As peças da autora configuram um universo de personagens, histórias, situações, espaços, ações dramáticas construídos com maestria. 

A primeira obra é Janela Intrusa, que possui uma estrutura dramática. Os personagens, que estão separados por uma janela, vivem de comparações, competições, maledicência e bisbilhotices entre si. Janela Intrusa fala de como o ser humano se torna um miserável quando se afasta da sua própria riqueza para observar a suposta ‘riqueza’ do outro. A segunda obra, Metrofólis, tem dinâmica cinematográfica com diálogos naturalistas. O enredo é centrado no universo investigativo e de denúncia social que o detetive Jonas e seu duplo Jones Joe engendram fazendo uma limpeza onde a corrupção é lavada com sangue. Já Raicés é uma epopeia encenada por uma trupe de teatro, numa metalinguagem rica de verdades, em que encenam a história de Raicés, um homem sábio e forte que tenta salvar da ignorância seu povo, mas é impedido por um rei corrupto e devasso. Crianciteé a primeira aventura infantil na trajetória da autora que, de forma lúdica, constrói uma cidade imaginária com animais crianças como personagens. 

E, para finalizar, a obra Santaréula, que remete ao poder da mitologia para decifrar as estruturas de poder, num reino comandado, dessa vez apenas por mulheres. A peça aborda a gênese e purgação, a fertilidade e criação, a luta e a geração da vida. 

SERVIÇO

Lançamento do Livro ‘(In)venções 

Dramatúrgicas’

Quando: 28 de janeiro (sábado) às 20h

Onde: Espaço Cultural Novo Ato, Goiânia

Entrada franca  

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também