Mendanha recebe comitiva da TV digital
A visita teve como objetivo apresentar a possibilidade de uma parceria com a Prefeitura para a distribuição de kits gratuitos, contendo antena e conversor, à população cadastrada em Programas Sociais do Governo Federal.
O prefeito Gustavo Mendanha (PMDB) recebeu na manhã desta sexta-feira (27), o gestor regional da Seja Digital – entidade responsável por orientar a migração do sinal de televisão analógico para digital no Brasil – Rommel Sena; a agente de Mobilização da empresa, Elessandra Carneiro, e o coordenador de logística e distribuição, Edno Cordeiro. A visita teve como objetivo apresentar a possibilidade de uma parceria com a Prefeitura para a distribuição de kits gratuitos, contendo antena e conversor, à população cadastrada em Programas Sociais do Governo Federal.
“A Seja Digital desembarca oficialmente na região metropolitana de Goiânia para preparar a população para o desligamento do sinal analógico de televisão. A partir do dia 31 de maio de 2017, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital, com imagem e som de cinema. Apesar de ainda estarmos a quatro meses do prazo, a população precisa se preparar com antecedência. Nesse intuito, a Seja Digital tem como parte de suas atribuições distribuir kits gratuitos, por isso estamos aqui hoje para firmar uma parceria com Aparecida”, informou Rommel. A entidade é responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão aberta no Brasil. O kit gratuito com antena e conversor é destinado aos beneficiários de Programas Sociais do Governo Federal como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e muitos outros. Em Aparecida a intenção é beneficiar 38 mil famílias.
“Essa é apenas a primeira conversa para uma apresentação institucional. Minha política desde o inicio é digitalizar e informatizar Aparecida e com essa parceria poderemos beneficiar as famílias mais carentes”, salientou Gustavo.
O próximo passo para a parceria será o encaminhamento, por parte dessas pastas, de informações pertinentes à identificação das famílias a serem beneficadas, como os territórios de atuação dos agentes de saúde do município que passarão a ser acompanhados por técnicos da Seja Digital.
Essas informações incluem o número de famílias atendidas no total e por dia/agente; data; local e horário da capacitação dos agentes; período/agenda da campanha; CRAS que estão em operação no município; identificação de outros equipamentos sociais relevantes para a ação; quais os territórios de atuação; número de famílias atendidas por dia; data; local e horário da capacitação das equipes dos CRAS; e a definição da data de ativação da ação com os promotores da Seja Digital.
“A lista de beneficiários é fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social para que a Seja Digital informe ao público por meio de cartas e campanhas de comunicação e possa agendar a retirada dos equipamentos. Os kits gratuitos são compostos por antena UHF, conversor e controle remoto e são retirados apenas pelos correios”, informou Rommel.
Migração
A migração do sinal analógico de TV para o sinal digital representa um grande avanço tecnológico e coloca o Brasil no mesmo patamar de países como Estados Unidos e Reino Unido. Ao ser desligado, o sinal analógico de TV vai liberar a faixa de radiofrequência dos 700 MHz e permitir que as operadoras de telefonia móvel possam ativar a tecnologia 4G com melhor qualidade e maior cobertura, inclusive em ambientes fechados.
Além de Aparecida de Goiânia, o sinal analógico será desligado em outros 28 municípios do estado de Goiás.