O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
PREMIAÇÃO

O Oscar 2017 é o que possui mais representatividade negra da história

As escolhas dos membros da academia ainda estão diretamente ligadas à antiga Hollywood, mas ninguém pode negar que a nova Hollywood está começando a se ver representada

Postado em 28 de janeiro de 2017 por Sheyla Sousa
O Oscar 2017  é o que possui mais representatividade negra da história
As escolhas dos membros da academia ainda estão diretamente ligadas à antiga Hollywood

NATÁLIA MOURA (com informações da Agência Brasil)

Após dois anos de polêmicas envolvendo as indicações ao The Academy Awards, mais conhecido como Oscar, a premiação recebeu pela primeira vez a indicação de seis atores negros. Denzel Washington está concorrendo como Melhor Ator por Fences: Um Limite Entre Nós, e Ruth Negga na categoria Melhor Atriz por Loving. A categoria Melhor Atriz Coadjuvante recebeu pela primeira vez a indicação de três atrizes negras: Viola Davis, por Fences; Octavia Spencer, por Estrelas Além do Tempo, e Naomie Harris, por Moonlight: Sob a Luz do Luar. A última vez em que mais de uma atriz negra é indicada na categoria foi em 1985, quando Margaret Avery e Oprah Winfrey concorreram por A Cor Púrpura. Do mesmo filme que Naomi – Moonlight –, Mahershala Ali concorre na categoria Melhor Ator Coadjuvante. 

Além do número recorde de indicações de atores negros, é a primeira vez em que uma atriz negra – Viola Davis – é indicada três vezes na premiação. A última pessoa negra a ganhar um Oscar foi a atriz Lupita Nyong’o na categoria Melhor Atriz Coadjuvante, em 2014. Nas edições seguintes (2015 e 2016) do Oscar, não houve indicação de nenhum ator e nenhuma atriz negra. Em 2015, inconformados com a falta de representatividade da academia, diversos artistas e internautas começaram a postar mensagens com a hashtag #OscarSoWhite. No ano passado, todos os 20 indicados na categoria de atuação eram brancos, o que trouxe o retorno da hashtag aliada a #OscarStillSoWhite. Em 2017, todas as principais categorias (incluindo as de Direção) possuem um representante negro, e também é a primeira vez que isso acontece ao longo dos 89 anos da cerimônia.

Desde a primeira edição da maior premiação do cinema, apenas 66 negros foram indicados e 16 foram premiados, enquanto 1617 não negros foram indicados, e 333 deles ganharam uma estatueta. Além das categorias de atuação, a edição de 2017 tem – pela primeira vez – uma mulher negra indicada na categoria de Edição. A editora Joi McMillon disputa o prêmio ao lado de Nat Sanders pelo filme Moonlight: Sob a Luz do Luar. O filme do diretor Barry Jenkins foi o segundo mais indicado na premiação. A produção possui a equipe de atores, diretores e roteiristas formadas apenas por pessoas negras.

Moonlight: Sob a Luz do Luar foi indicado nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Fotografia, Melhor Edição. Em entrevista ao Page Six de Hollywood, o diretor Barry Jenkins afirmou que a Moonlight é a prova de que atores e atrizes negras podem ser reconhecidos por outros papéis que não sejam de escravos. Na trama, é contada a história de Chiron, um garoto que sofre bullying e se descobre homossexual ao se apaixonar pelo seu amigo Kevin. O filme mostra três fases da vida do rapaz, interpretado por Trevante Rhodes (adulto), Sanders (adolescente) e Alex Hibbert (criança). 

Outros filmes também tiveram representantes negros escolhidos para concorrer. Pharrell Williams é o produtor de Estrelas Além do Tempo, e Denzel Washington produziu Fences: Um Limite Entre Nós – os dois longas foram indicados na categoria Melhor Filme. Bradford Young concorre em Melhor Fotografia, por A Chegada,  contra  August Wilson (pseudônimo de Frederick August Kittel), por Fences. Em Melhor Documentário, I Am No Your Negro,  do produtor Raoul Peck, concorre junto A 13ª Emenda,  com produção de Ava DuVernay. Até agora, a premiação com mais negros indicados havia sido a de 2006, ano dos filmes Dreamgirls e Ray, com cinco.  

Lista de atores e atrizes negras que ganharam o Oscar

1940 – Hattie McDaniel foi a primeira mulher – e pessoa – negra a ser indicada e a ganhar a premiação na categoria Melhor Atriz Coadjuvante. Ela interpretou a empregada Mammy, em …E o Vento Levou. 

1964 – Sidney Poitier foi o primeiro ator negro a levar o prêmio pelo filme Uma Voz nas Sombras na categoria Melhor Ator. Em 2002, o ator recebeu o prêmio honorário por sua carreira.

1983 – Louis Gossett Jr. recebeu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por seu personagem o sargento linha dura Emil Foley em A Força do Destino. 

1990 – Após sete anos, Denzel Washington levou o prêmio na mesma categoria que Louis pelo filme  Tempo de Glória, no qual interpretou o sargento Trip. 

1991 – Meio século depois da primeira atriz negra ser premiada pela academia, Whoopi Goldberg levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante pela interpretação da falsa médium Oda Mae Brown, em Ghost: Do Outro Lado da Vida.

1997 – Cuba Gooding Jr. levou Melhor Ator Coadjuvante pelo filme Jerry Maguire: A Grande Virada.

2002 – Denzel Washington levou outro prêmio, dessa vez na categoria Melhor Ator, por Dia de Treinamento. No mesmo ano, Sidney Poitier recebeu seu Oscar honorário. 

2002 – Halle Berry foi a primeira – e única– atriz negra a levar o Oscar na principal categoria de atuação, Melhor Atriz. No mesmo ano em que Denzel Washington e Sidney Poitier subiram ao palco pela segunda vez, Halle levou o prêmio pela A Última Ceia. 

2004 – Jamie Foxx concorreu com Don Cheadle (Hotel Ruanda) em 2004, mas levou a estatueta de Melhor Ator por sua interpretação do famoso cantor Ray Charles no filme Ray. 

2005 – Morgan Freeman levou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel em Menina de Ouro.

2007 – Forest Whitaker levou Melhor Ator por “O Último Rei da Escócia”. No filme, ele interpretou o ditador Idi Amin, de Uganda. 

2007 – Jennifer Hudson levou a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante no mesmo ano que Forest. Ela interpretou Effie White no filme Dreamgirls – Em Busca de Um Sonho ao lado de Beyoncé, Jamie Foxx e Eddie Murphy (que também foi indicado no ano, mas não levou). 

2010 – Mo’Nique levou Melhor Atriz Coadjuvante em 2010, após sua aclamada interpretação de uma mãe abusiva, em Preciosa: Uma História de Esperança. 

2012 – Octavia Spencer levou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Histórias Cruzadas, filme em que viveu a empregada doméstica Minny Jackson.

2014 – Lupita Nyong’o foi a última atriz negra a ganhar um Oscar. Em 2014, ela levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalho em 12 Anos de Escravidão” No filme, ela interpreta a escrava Patsey.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também