O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quarta-feira, 28 de agosto de 2024
PublicidadePublicidade
OBRA

Record lança livro que inspirou ‘Lion’, indicado a seis categorias no Oscar

Saroo Brierley arra sua história em Uma Longa Jornada Para Casa

Postado em 30 de janeiro de 2017 por Sheyla Sousa
Record lança livro que inspirou ‘Lion’
Saroo Brierley arra sua história em Uma Longa Jornada Para Casa

Da redação 

Aos 5 anos, Saroo Brierley vivia no pequeno povoado de Ganesh Talai, na Índia. Brierley ainda não era seu sobrenome, e ele dividia umacasa de apenas um cômodo com a mãe e os três irmãos. Um dia, ao sair com o irmão, de 14 anos, Saroo se perdeu. Acabou entrando num trem por engano, atravessou o país e foi parar em Calcutá, uma das maiores cidades da Índia. Depois de sobreviver sozinho nas ruas, foi levado parauma agência e adotado por um casal australiano. Apenas 26 anos depois, já adulto, é que ele conseguiu reencontrar sua cidade e sua família perdida. É o próprio Saroo quem narra sua história em Uma Longa Jornada Para Casa, que chega às livrarias pela Record no fim deste mês janeiro. 

O relato também deu origem a Lion – Uma Jornada Para Casa, filme que estreia nos cinemas brasileiros em 16 de fevereiro e está indicado ao Oscar nas categorias Melhor Filme, Ator Coadjuvante (DevPatel), Atriz Coadjuvante (Nicole Kidman), Roteiro Adaptado, Direção de Arte e Trilha Sonora original. No livro, Saroo evoca suas lembranças da infância na Índia. Conta que os cinco dormiam em lençóis sobre o chão formado por lama, esterco de vaca e palha. Às vezes, não tinham comida em casa e era preciso pedir aos vizinhos. Os irmãos mais velhos passavam o dia nas ruas, tentando arranjar dinheiro e alimento. E foi numa dessas incursões que o menino se perdeu. 

O autor lembra ainda dos dias que passou sozinho pelas ruas de Calcutá, das dificuldades e das pessoas que o ajudaram; fala sobre a família e a vida na Austrália; do tempo que passou tentando descobrir suas origens, enfim, da viagem de reencontro. Por causa da pouca idade, Saroo não sabia nem o nome do local onde morava, nem mesmo seu próprio sobrenome. Foi apenas 26 anos depois de sua adoção, com a ajuda do Google Earth, que ele conseguiu buscar sua velha casa. E a jornada para rever – e se reintegrar com – sua família biológica foi ainda mais intensa do que ele imaginava. O livro traz também um encarte com fotos do autor ao lado de suas duas famílias e ao longo de sua viagem de redescoberta pela Índia.

Dirigido por Garth Davis (da série Top Of The Lake), o filme Lion – Uma Jornada Para Casa” já havia sido indicado a quatro Globos de Ouro. O longa é protagonizado por Dev Patel, de Quem Quer Ser Um Milionário?, e tem ainda Nicole Kidman e Rooney Mara no elenco. 

SERVIÇO:

‘Uma Longa Jornada Para Casa’, de SarooBrierley

Editora: Record

Páginas: 224

Preço: R$ 34,90

 

Veja também