O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 12 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
TELEVISÃO

TV Brasil estreia série documental de entrevistas com pensadores contemporâneos

Produção nacional discute temas como sociedade, economia, política, cultura, arte e comportamento

Postado em 1 de fevereiro de 2017 por Sheyla Sousa

Novidade da programação da TV Brasil para esta quarta-feira (1º de fevereiro), às 21h30, a série Incertezas Críticas propõe uma reflexão sobre o mundo atual na visão de alguns dos mais importantes intelectuais do tempo presente.

Os principais autores que refletem sobre a sociedade contemporânea entrevistados na produção nacional da Grifa Filmes são os sociólogos franceses Michel Maffesoli e Alain Touraine, o linguista e ativista norte-americano Noam Chomsky, o economista brasileiro Luiz Gonzaga Belluzzo e o sociólogo norte-americano Richard Sennett.

Em 13 de janeiro, a emissora exibiu o episódio de Incertezas Críticas com o sociólogo polonês Zygmunt Bauman em tributo ao autor que faleceu no dia 9 daquele mês.

Cada um dos 12 episódios de 26 minutos destaca um pensador, numa entrevista exclusiva gravada na sua residência ou escritório. O primeiro programa traz uma conversa com o escritor argentino, naturalizado canadense, Alberto Manguel.

A proposta é discutir o mundo contemporâneo em diversas perspectivas como sociedade, economia, política, cultura, arte e comportamento. 

As entrevistas foram conduzidas pelo diretor da série, Daniel Augusto, que também assina o roteiro e a edição de Incertezas Críticas. São programas que tratam de questões profundas, mas, ao mesmo tempo, de um modo acessível, para que o público possa pensar sobre a realidade mundial.

Produzida pela Grifa Filmes, a série traz para a TV Brasil entrevistas com o sociólogo francês Alain Touraine; o escritor argentino naturalizado canadense Alberto Manguel; o cientista político francês Dominique Moisi; o economista brasileiro Luiz Gonzaga Belluzzo; o urbanista norte-americano Mike Davis; o sociólogo francês Michel Maffesoli; o linguista e ativista norte-americano Noam Chomsky; o sociólogo norte-americano Richard Sennett; o historiador norte-americano Robert Darnton; o escritor paquistanês Tariq Ali; a ativista ambiental indiana VandanaShiva; e o sociólogo polonês ZygmuntBauman.

Episódio de estreia

Romancista, ensaísta, tradutor e organizador de mais de uma dezena de antologias de literatura, o escritor Alberto Manguel é o primeiro convidado da série Incertezas Críticas no ar para todo o país pela TV Brasil.

Na entrevista exclusiva, o autor fala sobre a noção do tempo narrativo. “A raça humana desenvolveu, há muitos anos, a possibilidade de imaginar o mundo. É como ter a experiência do mundo antes de vivê-la”, sugere.

Discípulo do escritor argentino Jorge Luis Borges, para quem lia em voz alta na juventude, Manguel é conhecido por obras como Uma História da Leitura (1996) e Dicionário de Lugares Imaginários (1980).

O autor da estreia de Incertezas Críticas conversa com a equipe do programa sobre a importância da literatura e a suposta morte do livro. Também comenta o que aprendeu com o mestre e sua relação com as dezenas de publicações que escreveu.

A nova obra de Alberto Manguel, Uma História Natural da Curiosidade, lançada ano passado, conta a trajetória de evolução da curiosidade através dos tempos, guiada por Dante Alighieri. O ex-colaborador de Borges destaca os labirintos e os perigos que estão associados ao desejo de saber.

Atualmente, Alberto Manguel é o diretor da Biblioteca Nacional Mariano Moreno na Argentina.

SERVIÇO

‘Incertezas Críticas’

Estreia hoje, 1º de fevereiro, às 21h30, na TV Brasil

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também