Chef dá dicas sobre o preparo de massas
Guilherme de Rosso, chef da Simples Assim, explica como preparar esse tipo de prato
As teorias sobre a origem da famosa pasta – ou macarrão (como chamamos aqui no Brasil) – são várias. A mais famosa é a que ela nasceu na China, chegando à Itália por meio do navegador Marco Polo. Mas, para alguns historiadores, ela surgiu na Sicília, cem anos antes, portanto é, de fato, italiana. Aqui no País, ela chegou junto à imigração italiana, na segunda metade do século 19, e, aos poucos, foi ganhando espaço na nossa gastronomia.
Apesar de idolatrada pelos brasileiros, muitos acham difícil o preparo do prato. Mas, afinal, o que você precisa fazer para preparar a massa perfeita? Para Guilherme De Rosso, chef da casa curitibana Simples Assim, a primeira coisa para o preparo da massa são os ingredientes, que podem fazer toda a diferença. “Uma boa farinha, bons ovos, de preferência em temperatura ambiente, ajudam na hora de trabalhar a massa”, explica.
Outra dica é em relação à mesa em que você irá trabalhar a massa. Para Guilherme, mesas de madeira funcionam melhor. “Já quanto à sova, você deve repetir o processo até que a massa fique lisa e homogênea, depois, deixe-a descansar por no mínimo 15 minutos, envolta em plástico PVC, para que não resseque. Para abrir sua pasta perfeita, polvilhe farinha, na mesa, e vá abrindo-a delicadamente, (esse processo pode ser feito com o rolo, ou na máquina) até a espessura desejada”, explica o chef.
Dependendo do estilo do macarrão que se pretende preparar, ele pode levar ingredientes variados como ovos, azeite, água ou até leite. Nestes casos, o chef dá dicas sobre a receita. “O importante nessa hora, se você não está acostumado a trabalhar com esses ingredientes, é seguir a receita à risca”, comenta.
E se você é daqueles que gostam de inovar, a dica para fazer a massa colorida é simples: basta usar o vegetal com a cor desejada ao prato – como beterraba, espinafre, ervas finas e salsinha. Para finalizar, o chef dá a última dica para a massa perfeita: “Por último, mas não menos importante, faça sua pasta com muito amor. E pode ter certeza que todos irão gostar”.
Saboroso, saudável e light
Seu outro nome é até mais sonoro: spaghetti al pomodoro crudo. Mas para entender, sem ruídos, os benefícios deste prato, a nutricionista Luciola Diniz elenca seus predicados. “Diverso e saboroso, ele é saudável e light na medida certa para você comer sem culpa. Existe uma grande ‘miopia’ no universo da alimentação, que é enxergar as massas como um perigo para a dieta”, diz Luciola.
Mas a verdade, segundo a nutricionista, é que comer macarrão é saudável, desde que sem exageros e dispensando os molhos e adereços com que o prato geralmente se apresenta. “Ou seja, queijo gratinado ou ralado, molhos brancos feitos com creme, pesto feito com azeite e nozes, e por aí vai”, diz ela.
“Em muitos casos, este pilar da gastronomia italiana é leve, como no preparo que particularmente adoro”. exclama Luciola.
Como o nome diz, o spaghetti al pomodoro crudo tem o acompanhamento de um molho fresco e rústico, feito com tomates ‘crus’. “No lugar do queijo, fiz a troca vantajosa, saindo as versões amarelas para incorporar a leve ricota. Há um gosto cítrico, com a adição de suco de meio limão, e a picância que não dispenso, graças à presença de uma pimentinha”, explica Luciola, que completa: “A rúcula traz cor e funcionalidade ao prato, preparado com massa integral, que tem um pouco menos de calorias e três vezes mais fibras do que o macarrão convencional”.
A receita, a seguir, fica pronta em 40 minutos e rende quatro porções, com 185,4 Kcal cada.
Espaguete com tomates ao forno – Luciola Diniz
Ingredientes
300g de espaguete integral
100g de ricota light
10 tomates cereja amarelos
10 tomates cereja vermelhos
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite
1 pimenta dedo-de-moça picada
Suco de 1/2 limão
Ervas aromáticas de sua preferência
Sal e pimenta a gosto
Rúcula para decorar
Modo de preparo
Em um bowl, misture as ervas, o azeite, o alho, a pimenta e o suco de limão.
Reserve.
Em uma assadeira, coloque a ricota no centro.
Distribua os tomates ao redor.
Regue a ricota e os tomates com o a mistura do bowl.
Leve ao forno por 20 minutos.
Paralelamente, cozinhe a massa com sal.
Retire os tomates do forno.
Regue-os com uma concha da água que cozinhou a massa.
Na assadeira, coloque o macarrão, misturando bem com a ricota e os tomates.
Sirva com folhas de rúcula.