Léo Gamalho marca e Goiás vence clássico
Com um gol de pênalti do camisa 9, alviverde derrota o Atlético por 1 a 0, no Serra Dourada, pelo Goianão
Edivaldo Barbosa
O Goiás segue invicto no Campeonato Goiano depois de vencer, ontem à tarde, no Serra Dourada, o clássico com o Atlético por 1 a 0. Com a vitória, o alviverde assumiu momentaneamente a liderança do grupo A, com 7 pontos. Já o rubro-negro continua sem vencer clássico – na estreia perdeu para o Vila Nova.
O único gol da partida foi marcado pelo atacante Léo Gamalho através de cobrança de pênalti. O Goiás volta a jogar pelo Goianão na próxima quarta-feira, contra o Anápolis, fora de casa, enquanto o Atlético, que apesar da derrota lidera o grupo B com 3 pontos, vai receber o Crac no mesmo dia.
O jogo
O clássico começou movimentado, com os rivais valorizando a marcação. O Atlético tentava explorar as jogadas pelos lados do campo, enquanto o Goiás chegava ao gol defendido por Kléver através de lançamento para Léo Gamalho. Aos 28 minutos, Pedro Bambu cobrou falta no travessão. No rebote, Gamalho marcou. Contudo, a arbitragem não validou porque o jogador estava em posição de impedimento.
O Atlético somente chegou com perigo ao gol defendido por Marcelo Rangel aos 38, quando Júnior Viçosa recebeu lançamento, avançou para dentro da grande área e caiu. A arbitragem não marcou o pênalti. No minuto seguinte, Jorginho cruzou e Anderson chutou para fora, desperdiçando uma boa chance de abrir o placar no Serra Dourada. Quando o clássico se encaminhava para o final do primeiro tempo, Bonfim cometeu pênalti em Gamalho, aos 45. O mesmo camisa 9 cobrou e abriu o placar.
Em desvantagem, o rubro-negro voltou para o segundo tempo disposto a reverter o resultado. Aos 5 minutos, Jorginho chutou, o goleiro rebateu e Anderson desperdiçou – Pedro Bambu, por pouco, não marcou contra. O mesmo Jorginho, aos 14, teve outra oportunidade de empatar, mas acabou chutando a bola para fora. Aos 33, o goleiro esmeraldino salvou a equipe de sofrer o gol de empate após chute de Alípio.
O Atlético pressionava, enquanto o Goiás optou por valorizar a marcação. Apesar da maior mobilização do rubro-negro, foi o alviverde que quase ampliou. Aos 41, após cobrança de escanteio, Walter chutou a bola por cima do gol de Kléver. O alviverde conseguiu segurar o ímpeto do adversário até o apito final do árbitro André Luiz Castro.