Escritor paquistanês fala sobre mundo contemporâneo
Islamismo, crise financeira e nova ordem mundial são assuntos que pautam a entrevista em ‘Incertezas Críticas’
Considerado um dos ativistas e escritores paquistaneses mais conhecidos atualmente, Tariq Ali vive em Londres e já escreveu romances históricos e diversos livros de crítica ao mundo contemporâneo. O convidado da segunda edição da série Incertezas Críticas fala sobre a crise financeira e a nova ordem mundial nesta quarta (8), às 21h30, na TV Brasil.
Durante a conversa conduzida pelo diretor Daniel Augusto, o autor aborda outras questões latentes como o medo do islamismo. Tariq Ali também discute temas relacionados à literatura e à situação brasileira na atração produzida pela Grifa Filmes.
“Acho que a crise financeira expôs ao mundo o fato de que o capitalismo, mesmo sem ter inimigos, mesmo sozinho, é um sistema com muitas falhas e profundamente corrupto”, destaca o escritor na abertura da entrevista. “Era um sistema baseado na financeirização e no consumismo. Essa combinação não funciona mais”, completa Tariq Ali.
“As pessoas estão sendo obrigadas a pensar novamente em alternativas. Por 30 anos, ninguém pensou em alternativas. Agora, tornou-se uma questão importante”, salienta o autor.
Para Ali, a perspectiva econômica da política mundial deve ser repensada. “Na Europa, hoje temos uma enorme crise, porque essa forma de capital reduziu a política a uma única dimensão: atender às necessidades do capital”, pontua o entrevistado, que condena o sistema atual.
“Já descrevi isso como um ‘centro extremo’ no qual há a esquerda central e a direita central. Não importa quem chega ao poder, pois fazem praticamente a mesma coisa. E, quando alguém pisa fora desse centro, todos do establisment atacam: a mídia, os políticos. Esse é o mundo em que vivemos hoje”, afirma.
Tariq Ali publicou mais de uma dezena de livros sobre história e política internacionais, além de várias obras ficcionais. Alguns dos títulos mais recentes de sua produção literária são Bush na Babilônia: a Recolonização do Iraque; Confronto de fundamentalismo; Redenção; Mulher de Pedra.
Produzida pela Grifa Filmes, a série de televisão Incertezas Críticas faz uma reflexão sobre o mundo contemporâneo, na visão de alguns dos mais importantes intelectuais do tempo presente. Cada episódio recebe um pensador para uma entrevista em sua residência ou seu escritório. O programa debate o mundo atual com personalidades como Noam Chomsky, Zygmunt Bauman, Alain Touraine, Richard Sennett – dentre outros.
SERVIÇO
‘Incertezas Críticas’, com Tariq Ali, quarta-feira (8), às 21h30, na TV Brasil