O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
CULINÁRIA

Salmão polêmico, mas saudável

Apesar de ser criado em cativeiro, órgãos públicos e seus criadores garantem que o pescado é saudável e explicam o motivo

Postado em 11 de fevereiro de 2017 por Sheyla Sousa
Salmão polêmico
Apesar de ser criado em cativeiro

Não há segredo nem fórmula mágica para manter a saúde irretocável por toda a vida, mas algumas escolhas podem colaborar para tornar cada período mais agradável. Uma delas é manter bons hábitos alimentares, consumindo legumes, verduras e grãos integrais regularmente – além de aproveitar para incluir no cardápio outras novas e saborosas opções, e o salmão é uma delas.

O pescado é reconhecido como um alimento completo por ser rico em gorduras boas, vitaminas e nutrientes. No entanto, no ano passado, surgiu uma polêmica sobre seu consumo. A oferta maior do produto, no Brasil, devia-se ao aumento da criação do peixe em cativeiro no País. Com isso, as redes sociais foram bombardeadas com textos alertando para que não se consumisse o pescado, porque essa forma de criação demandaria um aumento no uso de corantes e antibióticos. Assim, cairia por terra a fama de saudável que o salmão carrega.

Entretanto, na época, a BBC Brasil fez uma matéria para apurar a veracidade das denúncias. Em fala do especialista do setor de piscicultura José Eurico Possebon Cyrino, da Escola Superior de Agricultura da USP, ao jornal, comprovou-se que não haveria motivos para tanta preocupação. Os textos de internet acusavam que a alimentação dos animais em cativeiro seria a principal razão para as possíveis alterações. O especialista, porém, explicou à BBC que, se fosse assim, as operações seriam inviáveis, já que os animais morreriam, pois “a má alimentação causa um colapso do sistema imunológico do animal”. A Embrapa ainda garantiu que todo produto de origem animal que entra no País passa por controle e fiscalização.

Sabendo disso, os ânimos se acalmaram e o consumo do pescado deixou de ser polêmico. Os componentes presentes no salmão são essenciais para compor uma dieta equilibrada em todas as fases da vida. De acordo com informações da associação Salmón de Chile, a alta concentração de Ômega-3 faz com que o salmão contribua para a saúde dos bebês, porque ajuda a promover a formação dos olhos e do sistema nervoso do feto.  

Ainda de acordo com a associação, na adolescência e na juventude a vitamina B12, presente no pescado, torna-se excelente para manter a concentração e a atenção em alta e incentivar o melhor período de aprendizado do cérebro. Para a fase entre os 20 e os 30 anos, uma dose extra de vitamina E no peixe auxilia na criação de colágeno no corpo, proteína que auxilia no combate à flacidez e torna a pele mais firme e viçosa. Além disto, o Ômega-3 também atua como estimulante natural da serotonina, um neurotransmissor que ajuda a melhorar o humor, regular o sono e aliviar dores.

No período a partir dos 40 anos, em que as taxas de colesterol e pressão arterial tendem a subir, o salmão pode ser ótimo, já que conta com uma boa dose de potássio, mineral fundamental para a função cardíaca e que também ajuda a reduzir a pressão a níveis adequados. Dos 50 anos para cima, os cuidados com o coração são ainda mais exigentes, e, para ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, o Ômega-3 é um aliado de primeira. Além disto, esta fase da melhor idade pode acarretar na redução e no enfraquecimento dos músculos, o que também pode ser amenizado com a presença do potássio na alimentação, que beneficia a saúde muscular e fortalece o sistema imunológico.  

“Cada vez mais, buscamos opções que sejam saudáveis, mas sem ter de perder o prazer de uma refeição saborosa em família. Isto é mais fácil do que imaginamos, porque hoje podemos contar com alimentos como o salmão, altamente nutritivo e muito saboroso: um prato cheio para todos”, comenta Melanie Whatmore, da Salmón de Chile. Assim, o Essência reproduz, abaixo, uma das receitas que irão levar mais cor e sabor à mesa com o salmão. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também