Inscrição de minorias em mestrado no Reino Unido termina no domingo
Termina neste domingo (19) o prazo às inscrições para bolsas de mestrado no Reino Unido direcionadas a grupos de minorias étnicas e mulheres que tenham graduação no Estado de Goiás. O edital, promovido por meio da parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e o British Council, dentro do […]
Termina neste domingo (19) o prazo às inscrições para bolsas de mestrado no Reino Unido direcionadas a grupos de minorias étnicas e mulheres que tenham graduação no Estado de Goiás. O edital, promovido por meio da parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e o British Council, dentro do Fundo Newton, busca fortalecer a participação de grupos sub-representados, como minorias étnicas e pesquisadoras de ciência e inovação no Brasil, além de influenciar mais práticas e políticas inclusivas.
A chamada contempla candidatos pertencentes a grupos de minorias étnicas e/ou mulheres, graduados em Goiás, até dezembro 2016, com proficiência mínima A2 no limiar com B1 em Inglês, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência de Línguas. O mestrado será realizado no Reino Unido e em inglês. São especialmente encorajadas candidaturas de minorias étnicas comprometidas com objetivos de igualdade, diversidade e inclusão dentro de seu contexto local.
O processo de avaliação será coliderado por avaliadores externos, assim como pelo British Council. Os critérios incluem qualidade da proposta, motivação, perspectiva futura de empregabilidade no setor de ciência, inovação ou tecnologia, relevância do programa em relação aos planos de carreira do candidato e expansão do impacto e potencial de contribuição para outros grupos sub-representados na ciência.
O programa para os candidatos selecionados será realizado em quatro fases: curso de Inglês de três meses e preparação para o exame IELTS no Brasil; curso de inglês de verão de três meses no Reino Unido; mestrado (integral) no Reino Unido; e atividades de disseminação de impacto. O valor da bolsa é de até 40 mil libras esterlinas e custeará os cursos de inglês, taxa de exame IELTS, tradução juramentada de documentos para candidatura universitária no Reino Unido, taxa de vistos, voo internacional, ajuda de custo e taxa de matrícula.
Sob a linha de Professional Development&Engagement (PDE), o projeto Mestrado de Bolsas de Estudos para grupos Sub-Representados na Ciência no Brasil busca alavancar a participação de tais grupos nas áreas da ciência, bem como apoiar o ambiente científico e de inovação no Brasil. Os parceiros co-financiadores nesta iniciativa são as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), dos estados brasileiros de Goiás (Fapeg), Paraíba (Fapesq) e Bahia (Fapesb).(Fonte: Ascom/Fapeg)