O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quinta-feira, 29 de agosto de 2024
ARTE

Artesanato oferecido por unidade da OVG motiva idosos

O espaço de socialização oferece várias oficinas gratuitas de artesanato para idosos de baixa renda

Postado em 26 de fevereiro de 2017 por Sheyla Sousa
Artesanato oferecido por unidade da OVG motiva idosos
O espaço de socialização oferece várias oficinas gratuitas de artesanato para idosos de baixa renda

O Centro de Convivência de Idosos Norte Ferroviário recebe turmas que passam o dia bordando, pintando, recortando, costurando e colando. O espaço de socialização – que valoriza a terceira idade, permitindo a troca de experiências e exercício do corpo e da mente – oferece várias oficinas gratuitas de artesanato para idosos de baixa renda. A mais nova é a de carteiras que têm como matéria-prima principal caixas de leite longa vida.

Jacqueline de Paula dos Santos, instrutora da oficina, explica que a maioria das peças deartesanato produzidas no Centro de Convivência Norte Ferroviário utiliza materiais que iriam para o lixo. São potes de sorvete, garrafas pet, tampinhas de garrafa, tubos de linha e caixinhas de leite. A confecção das carteiras dura cerca de quarenta minutos. A partir de um molde, corta-se dando formato à peça. O passo seguinte é revestir, com o auxílio de uma cola, com a manta acrílica e tecido. “O resultado é bonito e custa pouco. Quem vê não fala que a carteira é feita de caixa de leite”, diz a instrutora.

Segundo ela, o impacto positivo de quem se dedica às tarefas manuais, seja por lazer ou necessidade de aumentar a renda, reflete no estado emocional. “O simples fato de fazer algo funciona como uma espécie de remédio contra a angústia de quem não se sente útil. Muitas das participantes chegam aqui dizendo-se deprimidas pela falta de objetivos. Chegam acanhadas, mas, aos poucos, se tornam falantes. Elas ganham confiança ao repartirem suas experiências de vida e produzirem trabalhos que as fazem, novamente, se sentirem úteis”.

Foi assim com Celma Carlos. A aposentada de 69 anos começou a frequentar o Centro de Convivência de Idosos Norte Ferroviário há três meses. Ela vai de segunda a sexta-feira e participa de várias atividades. Feliz com o resultado da carteira que fez, ela revela que a integração no local lhe trouxe muitos benefícios. Aos poucos, a depressão tem ficado no passado. “A integração é boa demais. Xô, tristeza! Veja como ficou bonita a minha carteira. Vou fazer várias para dar a amigas e familiares em datas especiais como aniversários e Natal”.

A psicóloga do Centro de Convivência de Idosos Norte Ferroviário Élvia Madalena Coelho fala sobre o benefício do artesanato para os idosos. “Quem está com a autoestima em baixa tem a sensação de que não dá conta de realizar um trabalho. Ela não se sente apta a fazer coisas. O artesanato é uma atividade que tem início, meio e fim. Você planeja a ação, executa e depois avalia o resultado. E é justamente esse resultado e sua avaliação que fazem com que a pessoa perceba que foi capaz de ser produtiva. Isso faz com que a autoestima fique melhor, se eleve”. 

Veja também