O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Cinema

Com gafe histórica, Oscar 2017 consagra Moonlight como melhor filme

La La Land levou para casa seis estatuetas enquanto Moonlight abocanhou três, incluindo melhor filme

Postado em 27 de fevereiro de 2017 por Toni Nascimento
Com gafe histórica
La La Land levou para casa seis estatuetas enquanto Moonlight abocanhou três


Toni Nascimento

Se as circunstâncias surgidas nos momentos finais do Oscar 2017 não houvessem sido tão adversas, o grande destaque da cerimônia teria sido as duras críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e suas ações políticas duvidosas ou a boa condução do show executada pelo hilário Jimmy Kimmel. Mas o erro na hora da entrega da estatueta de melhor filme eternizou esta edição da premiação na história.

Faye Dunaway e Warren Beatty foram os escolhidos para entregar o grande prêmio da noite, escolha feita a dedo para comemorar os 50 anos em que a dupla estrelou  o clássico Bonnie e Clyde. Na hora de chamar o ganhador Warren se mostrou confuso e acabou entregando a ficha para Faye, que não exitou em anunciar La La Land. A equipe do filme toda subiu ao palco. Uma gafe. Um erro aconteceu e o longa não era o vencedor.

As fichas haviam sido trocadas, e a dupla icônica havia recebido a ficha já utilizada que premiou Emma Stone como melhor atriz por La La Land, e não o filme em si. O verdadeiro vencedor era Moonlight, que apesar de merecer muito a estatueta, não podia ter a recebido em momento mais constrangedor. A troca de contemplados no palco foi no mínimo confusa e nada menos que um mico geral.

Com isso, o longa dirigido por Barry Jenkins abocanhou três prêmios: melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor ator coadjuvante. E quem acha que La La Land se deu mal depois dessa virada no final da cerimônia se engana, aliás o longa foi o maior vencedor da noite, levando para a casa seis estatuetas.

Além disso La La Land quebrou mais um record, desta vez com o seu diretor, que se tornou o mais jovem diretor a ganhar um Oscar. Ele tem apenas 32 anos e apenas alguns meses a menos que o até ontem mais novo diretor a ganhar um Oscar.

Apesar do momento “vergonha alheia”, bem do tipo miss universo, o Oscar 2017 fez um bom show, com direito a chuva de comida e a visitantes aleatórios que não sabiam como foram parar ali, mas que estavam adorando. E a premiação também contemplou Viola Davis como melhor atriz coadjuvante, e se isso não é fazer bonito, eu não sei o que é.  E é claro que não podia ser diferente, e como de costume, Viola fez um discurso emocionante.

Mas eu não poderia deixar de pontuar um ponto alto da noite, que foi o oscar de melhor figurino para Animais Fantásticos e Onde Habitam – tornado-o o primeiro filme do universo de Harry Potter a levar uma estatueta para casa -, e um ponto baixo, que foi o oscar de melhor maquiagem para Esquadrão Suicida, que realmente não merecia ganhar nenhuma premiação que possa motivar a DC Comics a continuar realizando filmes ruins.

Veja a lista completa de vencedores:

Confira a lista completa de prêmios:

Filme: Moonlight: Sob a Luz do Luar

Diretor: Damien Chazelle (por La La Land – Cantando Estações)

Ator: Casey Affleck (por Manchester à Beira-mar)

Atriz: Emma Stone (por La La Land – Cantando Estações)

Ator Coadjuvante: Mahershala Ali (por Moonlight: Sob a Luz do Luar)

Atriz Coadjuvante: Viola Davis (por Um Limite Entre Nós)

Filme Estrangeiro: O Apartamento

Animação: Zootopia

Documentário: O.J.: Made in America

Roteiro Original: Manchester à Beira-mar

Roteiro Adaptado: Moonlight: Sob a Luz do Luar

Trilha Sonora Original: La La Land – Cantando Estações

Canção Original: City of Stars (de La La Land – Cantando Estações)

Edição de Som: A Chegada

Mixagem de Som: Até o Último Homem

Direção de Arte: La La Land – Cantando Estações

Efeitos Visuais: Mogli: O Menino Lobo

Montagem: Até o Último Homem

Fotografia: La La Land – Cantando Estações

Curta-metragem de Animação: Piper: Descobrindo o Mundo

Documentário em curta-metragemOs Capacetes Brancos

Curta-metragem live-actionSing

Maquiagem e Penteado: Esquadrão Suicida

Figurino: Animais Fantásticos e Onde Habitam 

        • Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Veja também