O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 21 de janeiro de 2025
EXPRESSÃO CORPORAL

Bailarinas ministram workshop gratuito de dança em Goiânia

Cursos compõem o projeto ‘Centrípeto’, financiado pela Funarte por meio do prêmio Klauss Viana 2014

Postado em 4 de março de 2017 por Sheyla Sousa
Bailarinas ministram workshop gratuito de dança em Goiânia
Cursos compõem o projeto ‘Centrípeto’

Caminhando para o fim, o projeto de dança Centrípeto acolhe os workshops de Lavínia Bizzoto e Daniele Rodrigues, oferecidos gratuitamente, em Goiânia. Lavínia, que já integrou a Quasar Cia de Dança por dez anos, está de volta à Capital e permanecerá até o próximo dia 2 de abril. Já o curso de Daniele Rodrigues será nos dias 18 e 19 de março. Ambos ocorrerão na Escola Dança e Cia. Os interessados podem enviar, até 10 de março próximo, e-mail para [email protected] com breve currículo da experiência com a dança. Os selecionados serão notificados por e-mail.

Poderão participar 25 pessoas (15 participantes e dez ouvintes), além dos dez já selecionados e que compõem o projeto desde 2016. Eles foram selecionados em julho do ano passado e são profissionais, já capacitados, que estão fora do mercado de trabalho. Desde agosto, eles se reúnem três vezes por semana e recebem formação continuada, por meio de três aulas por semana, de balé clássico, dança contemporânea e ioga.

Lavínia ministra curso de dança contemporânea utilizando técnicas desenvolvidas por ela na direção de movimento de peças teatrais. Atualmente, a bailarina trabalha com a coreógrafa Marcia Milhazes, no Rio de Janeiro, além de ministrar aulas para a renomada Cia. de dança Deborah Colker. 

Danielle ministra curso de dança contemporânea baseado em suas vivências em grandes companhias de dança brasileiras. Ela integra, atualmente, o elenco da Cia. de Danças de Diadema (SP) e já passou por outras importantes companhias como a de Deborah Colker e Maurício de Oliveira e Siameses.  

O projeto

Goiânia acolhe, desde agosto do ano passado, um novo projeto de dança financiado pela Funarte por meio do prêmio Klauss Viana 2014, que acolhe jovens bailarinos atuantes na cena de dança local. Capitaneado pelo dançarino Daniel Calvet, o projeto é uma iniciativa que recebe profissionais, já capacitados, que estão fora do mercado de trabalho. Dez jovens bailarinos foram selecionados, em julho, para participar do projeto. Faz parte da formação, também, o acesso a uma videoteca de dança de trabalhos de coreógrafos do mundo todo para discutirem propostas e introduzir modos de fazer dança ainda desconhecidos para alguns. A iniciativa pretende a constituição de um grupo profissional atuante. “Este será um lugar para absorver bailarinos diferenciados do padrão clássico e acadêmico da dança e que possam desenvolver propostas ousadas de criação e interlocução com o público. Algo que está fazendo falta na cidade de Goiânia”, explica Daniel Calvet. 

O projeto tem como objetivo oferecer capacitação para que estes jovens dançarinos não abram mão de seus talentos. A ideia é que também seja um espaço de elaboração de ideias e absorção da mão de obra artística que acaba tendo que migrar para outras cidades para obter informação e trabalho. “Estou me empenhando para que a iniciativa não morra, após o termino do projeto da Funarte, e que esse lugar de desenvolvimento de jovens bailarinos goianos não pare de produzir. Tenho elaborado novas possibilidades para novos editais e leis de incentivo para que o grupo possa se desenvolver e se transformar em uma ação de referência na educação em dança de Goiânia”, finaliza Calvet. 


SERVIÇO:

Worshops / Projeto ‘Centrípeto’

Onde: Academia Dança e Cia, Rua T-52, nº 60, Setor Bueno, 

Incrições: (até 10 de março): enviar currículo para [email protected] 

Workshop com Danielle Rodrigues (SP)

Quando: 18 e 19 de março das 15h às 17h

Workshop com Lavínia Bizzoto (RJ)

Quando: até 2 de abril / sexta às 19h / sábado e domingo às 14h

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.