Barcelona tenta milagre contra PSG
Equipe catalã quer reverter derrota por 4 a 0 no primeiro confronto contra franceses
Felipe Bonfim
Goleado pelo PSG, por 4 a 0, no duelo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, o Barcelona tem missão quase impossível hoje, às 16h45 (horário de Brasília), para reverter o resultado. Os espanhóis recebem os franceses no Estádio Camp Nou, e precisam bater os adversários por cinco gols de diferença para avançar à próxima fase – se o placar for repetido, a disputa para prorrogação e depois pênaltis.
Apesar da gigante desvantagem, o técnico Luis Enrique acredita na capacidade da equipe de fazer história e conquistar o resultado elástico necessário para garantir a classificação.
“Estamos na metade da eliminatória. Se um rival pode marcar quatro gols em nós, nós podemos marcar seis. Não podemos ser loucos e achar que temos que marcar quatro gols em quatro minutos. Temos que ter paciência”, disse o treinador durante entrevista coletiva.
Apesar do abatimento após goleada sofrida em Paris, o Barça se recuperou com sequência de quatro vitórias no Campeonato Espanhol e pulou para a liderança do torneio, tendo ultrapassado o rival Real Madrid. Os dois últimos triunfos, inclusive, diante de Sporting Gijón, por 6 a 1, e Celta de Vigo, por 5 a 0, deram mais confiança ao grupo.
“Muitas coisas aconteceram, com um calendário como o que temos, entre os dois jogos. Melhoramos nosso rendimento e temos mais possibilidades de encarar a partida. Temos que ser otimistas e estar convencidos do que podemos fazer. Vamos tentar gerar circunstâncias favoráveis para conseguir a virada”, afirmou.
Se “acreditar até o fim” é o que marcou as declarações dos atletas do clube espanhol durante a semana, no lado do PSG a ordem é “respeito”. O técnico Unai Emery, comandante da equipe parisiense, afirma que o time precisa manter o espírito de dedicação do primeiro confronto.
Oitavas
Além do duelo entre Barcelona e PSG, as oitavas de final terão nesta tarde, também às 16h45 (horário de Brasília), o confronto entre Borussia Dortmound e Benfica, no Estádio Signal Iduna Park. Os portugueses venceram em Lisboa, por 1 a 0, e entram em campo com a vantagem do empate ou mesmo da derrota por um gol de diferença, desde que também balance as redes.
Resultados
Real Madrid e Bayern de Munique confirmaram o favoritismo e garantiram vaga nas oitavas de final da Liga dos Campões. Os merengues bateram novamente o Napoli, mais uma vez por 3 a 1, mas agora longe de seus domínios e asseguraram a classificação. A equipe alemã também repetiu o placar do primeiro confronto, goleando o Arsenal, na Inglaterra, por 5 a 1 e avançando de fase.