O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Tradição

Semana Santa: por que os cristãos não comem carne vermelha?

Na Quaresma e posteriormente, na Semana Santa, os cristãos se preparam com ­jejuns e abstinências para a ressurreição de Cristo – a Páscoa

Postado em 12 de março de 2017 por Sheyla Sousa
Semana Santa: por que os cristãos  não comem carne vermelha?
Na Quaresma e posteriormente

Da redação

A Quaresma é o período do ano que antecede a Páscoa (cristã). Nesses 40 dias, os devotos cristãos – principalmente os católicos – se preparam para a celebração da festa pascal (ressurreição de Cristo). NesTa preparação, é feito jejum, ou seja, abstinência de carnes vermelhas, mortificações, caridades, orações e o estudo de versículos bíblicos. Nesse período, é comum o consumo de peixes, principalmente do bacalhau. Isso se fortifica nas Quartas-feiras e na Sexta-feira Santa (ou Sexta-feira da Paixão), quando muitas famílias adeptas do cristianismo fazem banquetes e momentos de reflexão (sem carnes vermelhas). 

Na Semana Santa, também essas tradições são mais intensas e praticadas. O período se inicia no Domingo da Ramos – que celebra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém – e termina com a ressurreição de Cristo no Domingo de Páscoa. A Páscoa é uma festa móvel, o que significa que sua data não é fixa em relação ao calendário comum. Ela é celebrada no primeiro domingo após o equinócio vernal (lua cheia). Por isso esse período varia entre 4 de abril e 8 de maio. O chocolate e os ovos de Páscoa surgiram da tradição de se trocar presentes no feriado, incluindo, ovos decorados e, depois, ovos de chocolate. Confira as receitas que Essência separou para esses feriados.

– Salada de Bacalhau 

Por Zaeli

Ingredientes:

1kg de bacalhau cozido e desfiado

2kg de batata cozida em cubos

1 lata de ervilha escorrida

200g de azeitonas Zaeli picadas

1 cebola picadinha

Azeite de oliva tradicional 

Cheiro-verde a vontade

500g de mussarela ralada

Modo e preparo:

Cozinhe a batata em cubos, escorra e coloque em uma travessa. Cozinhe também o bacalhau, desfie. Doure a cebola no azeite de oliva Zaeli e refogue rapidamente o bacalhau já desfiado. Então misture com a batata, acrescente a ervilha, azeitona, cheiro-verde picadinho e a mussarela. Leve ao forno até começar a dourar. Retire e sirva. 

 – Bacalhau ao Forno 

Ingredientes:

1kg de bacalhau

1/2kg de batata

1/2kg de cenoura

2 cebolas grandes

2 tomates vermelhos

1 pimentão

1 colher de sopa de extrato de tomate

Leite de coco

Alho, sal, coentro e azeite de oliva a gosto

Azeitonas

Molho

2 copos de leite

1 1/2 colher de sopa de farinha de trigo

1 colher de sopa de manteiga

1 ovo

1/2 xícara de creme de leite

Noz-moscada, pimenta-do-reino e sal

Modo de fazer:

Deixe o bacalhau de molho por 24 horas, mudando sempre a água. Escalde, numa rápida fervura, removendo peles e espinhas. Coe a água onde o bacalhau foi cozido e reserve. Tempere o bacalhau em lasquinhas, com alho, sal e coentro. À parte, coloque uma caçarola no fogo com azeite de oliva e as cebolas em rodelas. Adicione os tomates sem pele e sem sementes, o pimentão e as azeitonas picadas. Junte o bacalhau, o extrato de tomate, o leite de coco e um pouco da água onde foi cozido o bacalhau. Deixe tudo cozinhar bastante. Fica com farto molho. Prove para ver se o sal está a gosto. Cozinhe as batatas e as cenouras em rodelas.

Molho:

Bata no liquidificador o leite, o trigo e a manteiga derretida. Leve ao fogo e mexa bastante até engrossar a mistura.Finalmente, junte o creme de leite, a noz-moscada, a pimenta-do-reino, o sal e o ovo batido. Unte um pirex grande com azeite depois de ter esfregado por dentro dele um dente de alho. Deixa um gosto bom. Arrume em camadas alternadas o bacalhau, a batata e a cenoura. Cubra tudo com molho e leve ao forno para gratinar. Ao sair do forno, enfeite com azeitonas e salsa. Sirva com arroz branco.

 – Pavê de Chocolate 

Zaeli

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

1 lata (a mesma medida) de leite

1 colher (sopa) de margarina

3 colheres (sopa) de chocolate em pó

1 pacote de biscoito champanhe (180 g)

1/2 xícara (chá) de leite (para umedecer os biscoitos)

2 colheres (sopa) de chocolate granulado

Modo e preparo:

Numa panela, em fogo médio, faça um brigadeiro misturando o leite condensado, o leite, a margarina e o chocolate em pó, mexendo por cerca de 20 minutos ou até começar a encorpar e desgrudar do fundo da panela. Reserve. Depois, umedeça os biscoitos champanhe no leite e coloque uma camada deles e um refratário, de preferência, retangular. Então, despeje a metade do brigadeiro e cubra com o restante dos biscoitos. Coloque outra camada de brigadeiro e salpique o chocolate granulado e leve à geladeira.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.