O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Turismo

Uma em cada sete mulheres vai viajar sozinha nos próximos meses

Pesquisa do MTur revela que intenção de viajar desacompanhada é maior entre o público feminino

Postado em 13 de março de 2017 por Sheyla Sousa
Uma em cada sete mulheres vai viajar sozinha nos próximos meses
Pesquisa do MTur revela que intenção de viajar desacompanhada é maior entre o público feminino

A vontade de conquistar o mundo tem inspirado cada vez mais mulheres a viajarem sozinhas. Para elas, o desejo de viver novas aventuras independe de ter ou não uma companhia. E não adianta lançar mão das famigeradas perguntas “tá louca?” ou “você não tem medo?”. Nada é capaz de deter a ansiedade de descobrir novos destinos e culturas. De acordo com o estudo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, 14% das mulheres que pretendem viajar nos próximos meses deverão fazê-la sozinhas, número 35% que o verificado no sexo masculino – 10,4%.

Segundo recente levantamento feito pelo site Airbnb, a Ásia tem as mulheres mais aventureiras em comparação a qualquer outra região. No Japão, em Taiwan e na China, elas são a maioria entre as pessoas que fazem viagens internacionais sozinhas. A Rússia e o Brasil também estão entre os cinco países com mais mulheres que viajam por conta própria para outros países.

Apesar de o número de mulheres que viajam sozinhas ser ainda pequeno, esta é uma realidade que está mudando. Cada vez mais elas deixam de esperar por uma companhia para o passeio e assumem o controle de decidir o destino e a programação da viagem. Mas ainda há importantes avanços a serem feitos para garantir a igualdade entre homens e mulheres, e, por isso, alguns cuidados são necessários para assegurar uma viagem segura para elas.

Na lista de recomendações, algumas dicas como a pesquisa do lugar que será visitado para entender os costumes locais e algumas regrinhas de segurança. Vale também se informar com outras mulheres que já tenham visitado o destino e evitar situações potencialmente perigosas. Outra dica de viajantes é compartilhar o roteiro, com amigos e parentes, para que acompanhem remotamente o trajeto.

O Guichê Virtual – startup de venda on-line de passagens de ônibus no Brasil – constatou que viajar desacompanhada tornou-se uma tendência entre as mulheres brasileiras, tanto pela crescente procura deste público por passagens – detectada pela empresa nos últimos meses – quanto pelas sugestões postadas em um dos mais famosos grupos de viagem do Facebook: o Mochileiros. Foram estas mulheres que ajudaram a construir a lista dos principais destinos para visitar. Confira, então, cinco dicas de destinos nacionais que podem ser a escolha para aquelas que decidirem se aventurar sem companhias.

1- Bonito (MS)

A carioca Raquel do Carmo Sampaio, 33 anos, indica a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Raquel explica porque resolveu fazer a viagem até o Centro-Oeste. “Eu escolhi Bonito, porque tenho preferência por viagens que me coloquem em contato com a natureza. Tirei férias, em fevereiro, e há alguns meses vinha pesquisando alguns destinos. Como a passagem e hospedagem estavam com um bom preço, achei que era o momento perfeito para conhecer Bonito”, conta. Para ela, viajar sozinha para Bonito é melhor por conta da infinidade de opções que a cidade oferece.

2 – Inhotim – Brumadinho (MG)

A mesma viajante conta que o pontapé inicial para começar a viajar sozinha foi quando conheceu o Inhotim, parque botânico e cultural, localizado em Brumadinho, a 60km de Belo Horizonte. “Você precisa de dois dias para conhecer o museu inteiro, é um passeio maravilhoso. Um lugar mágico! Eu estava muito fascinada e feliz por fazer tudo no meu ritmo. No Inhotim, eu me senti totalmente livre, porque não tinha ninguém para reclamar de fome, sede, cansaço, calor, dor no pé… e eu andei muito, muito mesmo! É o tipo de lugar que voltarei sempre que puder”, contou.

3 – Cambará do Sul (RS)

Uma das respostas recorrentes entre as mulheres sobre os motivos pelos quais elas viajam sozinhas é “a vontade de se conhecer melhor”. Esta viagem ao seu interior foi o motivo da viagem da paulistana Aline Rodrigues, de 29 anos. “Sempre viajo com meu marido, mas o período de férias dele não bateu com o meu. Como ele só vai tirar uns dias, eu terei um restinho de férias sozinha. E pensei, por que não? ”, contou. E escolheu Cambará do Sul e outros destinos da Serra Gaúcha para completar o roteiro e viajar sozinha. Cambará do Sul é a porta de entrada de importantes parques nacionais: Aparados da Serra e da Serra Geral. O que surpreende no local são os cânions, alguns paredões têm aproximadamente 900 metros de altura, com 7km de extensão.

4 – Rio de Janeiro (RJ)

Um dos lugares mais indicados pelas mochileiras para viajar sozinha foi a Cidade Maravilhosa. A nossa dica é passear por pontos turísticos no Centro do Rio, como a rua da Glória e Catete. Outro passeio que não pode faltar é assistir ao pôr do sol no Arpoador. E, lógico, se você nunca foi, deve ir até a Confeitaria Colombo tomar um café da manhã colonial ou comer um doce típico da culinária portuguesa. A grande verdade é que no Rio de Janeiro é muito difícil sentir-se sozinha, ainda mais se a mulher optar por ficar em um hostel. Lá, a viajante tem a chance de conhecer muitas pessoas de outras regiões, inclusive de fora do País.

5 – Região dos Lagos (RJ)

A paulistana Rita Antunes, de 33 anos, é especialista em viajar sozinha. Inclusive compartilha as suas experiências de viagens no blog Andanças Trip. “Decidi compartilhar algumas andanças com o objetivo de incentivar as mulheres que nunca viajaram e possuem o desejo de viajar sozinhas”, conta Rita, que recomenda a Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. “Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo são destinos fantásticos cheios de infraestrutura, com natureza exuberante e praias lindíssimas que não deixam a desejar em nada a grandes destinos do mundo”.

(Fontes: Ministério do Turismo e Guichê Virtual)

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.