Evento de gastronomia traz cultura texana a Goiânia
‘A Porca’ vai reunir 24 chefs, bebidas premium e diversos artistas neste sábado (18)
Natália Moura
Neste sábado, dia 18 de março, Goiânia recebe a primeira edição do evento gastronômico APorca. Seguindo o padrão de festas do eixo Rio-São Paulo, o evento é uma união de gastronomia, bebidas premium e música. Idealizado pela empresária Fabrícia Calixto em parceria com o Coletivo Centopeia, APorca conta com a presença de 24 chefs e aguarda um público de 1.000 pessoas. De acordo com Fabrícia, a ideia de criar a festa surgiu de uma carência que Goiânia tem de festas do porte. “O evento vem com o propósito da inovação em festas gastronômicas de Goiânia”, afirma a empresária. Segundo ela, o foco é a carne, aliada a diversos elementos da culinária regional, como a linguiça, o pequi e o milho. APorca conta com boi no rolete, jacaré defumado (inusitado na Capital), javaporco – dentre outros tipos de carne.
Com inspiração na cultura texana, APorca recebe os chefs churrasqueiros: Berlota Joaquina, ganhadora do BBQ Brasil; Mario Portela; Patricia Garcia; Fabrina Cunha; Bruno Silva; André Barros; Emiliana Azambuja; João Delpupo;, Luiz Fiori; Moema Machado; Pedro Melo, Rodrigo de Melo; Tati Mendes; Thiago Miguel – dentre os outros. Um dos chefs convidados, o goiano Luiz Fiori, conta que o churrasco é essencial na cozinha goiana e tem peculiaridades aqui em Goiás. “O churrasco goiano está aliado à pecuária e possui cortes pouco convencionais como o cupim e a carne de sol”, afirma o chef do restaurante Armazém do Churrasqueiro (localizado no Setor Marista). Ele estará no evento na bancada Picanha, Bife Ancho e T-bone, em parceria com Chef Marcos Soares, de Minas Gerais. No cardápio, além desses cortes de carne, os chefs irão servir molho de salsa verde e farofa.
Para o chef do Country Clube de Goiás, André Barros, “o evento é perfeito, é único, nunca existiu nada igual em Goiânia, está no nível da Churrascada de São Paulo”. Juntamente com a chef Emiliana Azambuja, André vai fazer parte da bancada Varal de Lingüiças, Milho e Seus Encantos. Nela, os chefs irão apresentar linguiças artesanais caipiras, farinha de milho, farofa, Chica doida com linguiça na brasa e pamonha de sal com rolinho à base de amendoim com molho satay boliviano. “Além das linguiças convencionais, entrarão na bancada linguiças de cordeiro e suínas com temperos inusitados e especiais”, afirma Emiliana, que também é consultora gastronômica.
Vegetais na brasa, como palmito, guariroba, tubérculos, bananas e queijos regionais (meia cura e requeijão moreno), também fazem parte do cardápio do evento. Também estão no menu da bancada Varal de Lingüiças, Milho e Seus Encantos: milho assado na brasa com creme magia de alho e parmesão; milho ao natural com sal rosa e manteiga; milho da brima com coalhada fresca, seca, hortelã e zattar; pamonha na brasa servida com molho mestiço; ghee de baru com ervas frescas, flocos de farinha de milho verde, farinha de baru, alho, alho poró e manjericão e azeite perfumado com raspas e suco de limões do quintal e pimentas cheirosas.
As atrações musicais serão divididas em dois palcos: no principal, irá tocar sertanejo e, no secundário, rock – a ideia é agradar diversos públicos. Os artistas convidados são: Redfox (SP), Shotgun Wives e Versário; as duplas Rafael & Rondinelli, Ivan & Alexandre; a cantora Ana Cláudia, e os DJs Vinícius Morais e Fabrício Nobre. O evento será na Ruína Imperial, uma antiga fábrica desativada de 2.300m2.
SERVIÇO:
Festa ‘APorca’
Quando: 18 de março (sábado)
Horário: a partir das 13h
Onde: Ruína Imperial – Rua C-102, Quadra 206, Setor Sudoeste – Goiânia
Entrada:
Feminino
Lote Oficial 1 – R$ 350
Masculino
Lote Oficial 1 – R$ 400
Mais informações no site.