UE defende a criação de dois Estados
A União Europeia (UE) demonstrou ontem seu total apoio ao presidente palestino, Mahmud Abbas, em seus esforços para lograr uma Palestina independente e pacífica, e se disse defensora da solução de dois Estados para equacionar o conflito entre palestinos e israelenses. As informações são da agência de notícias alemã DPA. “A União Europeia segue apostando […]
A União Europeia (UE) demonstrou ontem seu total apoio ao presidente palestino, Mahmud Abbas, em seus esforços para lograr uma Palestina independente e pacífica, e se disse defensora da solução de dois Estados para equacionar o conflito entre palestinos e israelenses. As informações são da agência de notícias alemã DPA.
“A União Europeia segue apostando numa solução de dois Estados entre as partes”, disse ontem (27) a alta representante para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança da UE, Federica Mogherini, após reunir-se com Abbas em Bruxelas. Segundo a UE, esse é o único caminho para se lograr uma solução pacífica para o conflito.
Mogherini reiterou ainda as críticas da União Europeia à política de assentamentos de Israel e recordou que a mesma é incompatível com o direito internacional. Abbas agradeceu à alta representante para a Política Exterior pelo apoio da UE, que, segundo ele, desempenha um papel fundamental nas tentativas de encontrar uma solução pacífica para o conflito.
A última rodada de negociações de paz entre israelenses e palestinos fracassou em abril de 2014, apesar da mediação do então secretário de Estado norte-americano John Kerry. (Abr)