Stock Car já movimenta autódromo
Abertura do Brasileiro será domingo, em Goiânia; equipe Eisenbahn Racing Team apresenta novos carros
Edivaldo Barbosa
Os motores vão roncar com a abertura do Campeonato Brasileiro da Stock Car, no próximo domingo (02), no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia. As equipes já começaram a movimentar o circuito para receber a principal categoria do automobilismo nacional. Amanhã já acontecem os primeiros treinos. A prova contará com novidades e deverá ser acompanhar por um grande público.
Comandada pelo ex-piloto Carlos Alves, a equipe Eisenbahn Racing Team se prepara para disputar a Stock Car pelo segundo ano consecutivo. Na última segunda-feira, a equipe foi oficialmente apresentada em São Paulo. Além da chegada do piloto Valdeno Brito, os carros – chamados de “locomotivas negras” – também foram renovadas. Eles agora são GM Chevrolet Cruze, seguindo a normalização da categoria que passa a usar apenas esse modelo de carro para o campeonato.
Os novos modelos virão equipados com motor V8, com mais de 500 cv, e câmbio sequencial para competição. A estrutura é de chassi tubular, com toda a proteção necessária para as pistas e acessórios de corrida. Além disso, a utilização do botão de ultrapassagem também foi modificada. Para facilitar a visibilidade do público será implantado o Led Push, um sinal luminoso colocado no teto dos carros que será aceso cada vez que for acionado. A quantidade de vezes em que o dispositivo será utilizado pode variar de acordo com a pista.
O redesenho e as mudanças nas locomotivas foram pensados para melhorar a aerodinâmica. “Acreditamos muito no carro desse ano. Ele vem competitivo para brigar por pódio nas corridas. Trabalhamos muito nos últimos três meses para acertar e aperfeiçoar tudo para o início da temporada”, comenta Carlos Alves, chefe da Eisenbahn Racing Team.O formato das corridas também muda. A rodada dupla continua, porém com duas corridas com o mesmo tempo de duração, 40 minutos. O vencedor da primeira bateria fará 30 pontos e o da segunda bateria acumula 20 pontos. Outra mudança na categoria é o formato do treino classificatório, que será dividido em três partes: Q1 – todos os carros na pista divididos em dois grupos, os 15 primeiros se classificam para o Q2 – os seis melhores tempos se classificam para a última etapa, o Q3 – os classificados vão para a pista sozinhos para uma volta lançada.
“Haverá mudanças significativas na configuração das corridas esse ano. Acreditamos que isso deixa mais competitivo e todos os pontos serão muito disputados, etapa a etapa. Isso é ainda mais motivador. Fora que estamos animados com a volta da etapa em Buenos Aires, na Argentina”, afirma Vitor Genz, dono do carro #46, que fechou na 13ª posição, com 158 pontos, no Campeonato Brasileiro de 2016.
Após 10 anos, a Stock Car voltará a correr na capital Argentina, Buenos Aires, após a Vicar Promoções Desportivas, organizadora da categoria, realizar mudança no calendário.
A etapa está prevista para o dia 1º de outubro, e correrá ao lado da Super TC2000 em uma de suas provas mais importantes, os 200 Km de Buenos Aires. A Stock Car já disputou três provas no autódromo Oscar y Juan Galvez, em 2005, 06 e 07. Três vencedores diferentes, e campeões, comemoraram vitória em terras portenhas.
Empolgado
Prestes a estrear na sua 13ª temporada, o piloto Allam Khodair não esconde a sua motivação. Segundo ele, que vai correr pela equipe Full Time Texaco, o seu objetivo será buscar o inédito.”Estou muito confiante que, depois de bater na trave algumas vezes, este pode ser meu melhor ano na Stock Car. O trabalho que a equipe Full Time Texaco desenvolveu no meu carro durante a pré-temporada foi fantástico. Identificamos e corrigimos alguns problemas que me atrapalharam bastante em 2016 e estou convicto de que terei o melhor equipamento que já tive em toda a minha carreira. Entro na competição para brigar pelo título”, disse.
A programação da Stock Car para a etapa de Goiânia começa amanhã, com treinos coletivos marcados para às 11 horas. A segunda sessão será às 14h30. Na sexta-feira os pilotos fazem mais um ensaio às 10h20. Já no sábado, os pilotos contam com um último teste logo cedo, às 8h20, e depois, às 13h, partem para a classificação. A rodada dupla que abre o campeonato de 2017 acontece no domingo, às 13h. (Com informação da assessoria de imprensa)